Quando aumentar as vendas nas mídias sociais você vai finalmente entender porque todo mundo dizia que valia a pena marcar presença por lá. Talvez você tenha ouvido milhares de vezes sobre a importância de ter uma página no Instagram, no Twitter ou na maior rede social da atualidade, o Facebook.
A princípio, muitos empresários pensavam que as redes sociais tinham apenas o mérito de cumprir o que o nome carregava: a meta de socializar pessoas.
E era assim mesmo! No começo, diversas redes sociais foram criadas para colocar as pessoas em contato mútuo, unindo-as por meio dos seus maiores interesses.
À medida que algumas empresas e instituições começaram a usar perfis pessoais como perfis profissionais, a coisa toda mudou, para benefício de todos nós, usuários.
Assim, a gestão de praticamente todas as redes sociais do mundo se voltou para um só objetivo: permitir a criação de fanpages empresariais. Agora seria o momento para que grandes nomes do mercado internacional surgissem com força renovada nos meios sociais.
Mas pensando bem, essa mudança já ocorreu há bastante tempo. E algumas empresas ainda não vêem as redes sociais como oportunidades lucrativas. Você também pensa assim? É provável que não. É possível que a sua empresa já tenha um perfil no Instagram no Facebook ou em outras redes sociais.
Mas de um tempo para cá, você talvez esteja se perguntando: porque até hoje eu não consegui tantos bons resultados com a página da minha empresa? Você tem razão nesta preocupação, afinal gastar dinheiro para ter um ou vários perfis que não trazem retorno é jogar dinheiro fora. E sua empresa (nem qualquer outra) chegou aonde está fazendo maus investimentos.
Agora, prepare-se para mudar seu perfil nas redes sociais e começar a colher bons e rentáveis frutos de seu investimento. Siga estes 7 passos para descobrir rapidamente como aumentar as vendas nas mídias sociais.
- Identifique seu público
Toda página que ganha muitos seguidores na rede social tem uma “marca registrada”. O próprio público é essa “marca”. As pessoas que acompanham as postagens, os memes e os sorteios que são realizados estão ali por um objetivo simples: elas gostam daquela página. O assunto chama a atenção delas!
Por isso se pode afirmar, comparativamente falando, que a marca registrada de uma página é o seu público. Por falar nisso, você e sua empresa conhecem de verdade o seu público? Como se pode ter certeza disso? Para descobrir isso, você precisa responder a estas perguntas:
- Eu sei o que o meu público procura?
- As pessoas que visitam a minha página comentam algumas publicações?
- Eu leio os comentários delas e lanço os comentários numa planilha? Ou encaro essa interação de forma rotineira?
- Tiro tempo de qualidade para analisar as reações do meu público em curtidas e compartilhamentos?
- Já identifiquei assertivamente quais são as maiores dores do meu público?
Questionamentos assim fazem um upload de ideias em sua mente. Não desvalorize essas pérolas captadas através das interações do seu público. Com elas em mãos, você poderá começar ou desenvolver o traçado dos seus objetivos de venda de maneira mais clara!
- Estude as páginas dos seus concorrentes
Você não leu errado: é estude mesmo! Não basta visitar as páginas dos concorrentes do seu negócio e ler as postagens. Os passos para aumentar as vendas nas mídias sociais precisam ser bem definidos. E eles podem ser ainda melhores quando você analisa o que dá ou não certo em outras páginas similares.
Vamos dar um exemplo de como fazer isso:
Imagine que seu negócio envolve a venda de produtos eletrônicos. Você já possui lojas físicas e atende muito bem os seus clientes. Porém, como dito no começo do post, você percebe a importância de vender mais usando as redes sociais. O que fazer? Siga estas dicas:
- Acesse o campo de busca da rede social de sua preferência.
- Use termos de pesquisa específico para encontrar as páginas de seus concorrentes. Por exemplo, se você vende produtos de beleza, pesquise por: batom, sombra, máscara, unhas, esmalte, moda, etc.
- Curta ou salve páginas que tem um número maior de seguidores. Por ter mais reações devido ao alto tráfego, você conseguirá analisar melhor os resultados que esses concorrentes conseguiram alcançar.
- Pare um pouco nas postagens com mais curtidas e compartilhamentos. Analise com atenção as imagens, as palavras usadas, o tamanho do texto e outros detalhes técnicos específicos.
- Registre numa planilha o que dá certo e o que não dá. Veja como o administrador daquela página reage com o público.
Depois desse `estudo da concorrência’, você poderá usar essas informações num post poderoso para a sua página. Leve o máximo de pontos altos em consideração. Tente afunilar as informações da melhor maneira possível.
- Desenvolva um planejamento assertivo
Trace métodos para interagir com o público nas redes sociais da sua empresa. Não abandone a sua página, mas faça posts planejados.
Uma sugestão é abrir um bloco de notas ou uma planilha, e definir em que horários você vai postar todos os dias. Siga esse planejamento, fazendo ajustes quando achar necessário.
- Seja metódico
O que você definiu precisa ser seguido à risca. Ou seja, é altamente recomendado que você seja metódico quanto ao planejamento e execução de postagens.
Não deixe que coisas menores interfiram na frequência de ações em sua página. Também nesse caso podemos aplicar a sabedoria popular, que diz:
“Quem se faz presente, se faz lembrado.”
- Aprimore os resultados
Nenhuma página consegue resultados em pouco tempo. Os passos de como aumentar as vendas nas mídias sociais precisam ser bem direcionados e constantemente aprimorados.
Quando perceber que um determinado tipo de postagem da página não surtiu efeito, porque repetir novamente? Aprimorar envolve melhorar a todo momento.
Assim, que o seu estudo não seja apenas para saber o que fazer, mas também para entender porque certas informações não exercem impacto sobre o seu público.
- Potencialize sua criatividade
De tempos em tempos você pode tentar algo novo. Ou seja, use sua criatividade para chegar mais longe com suas publicações.
Os segredos sobre como aumentar as vendas nas mídias sociais podem incluir:
- Promoções
- Presentes
- Descontos
- Ofertas
Entre outros aspectos, variar o tipo de post que você publica de uma forma que traga benefícios diretos ao público é irresistível! Ofereça o que o seu público realmente está procurando, e seu sucesso será bem maior.
Se de vez em quando você oferecer um desconto ou até um presente em troca de algo, seu público vai visitar mais vezes a sua página e ficar na expectativa dos próximos conteúdos. Esse tráfego maior e mais qualificado pode gerar mais vendas para o seu negócio!
- Procure ajuda!
Talvez o que você acabou de ler faça todo o sentido. Porém, o sentimento de incapacidade às vezes bate na porta. O que fazer nas situações em que queremos, mas não sabemos?
O mais correto é buscar ajuda! Isso mesmo!
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