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Para pessoas que precisam do clipping eletrônico, mas estão com medo de começar

Para pessoas que precisam do clipping eletrônico, mas estão com medo de começar

Amazon Picture - Clipping

Iniciar o clipping

Esse artigo vai tirar todas as suas dúvidas e receios sobre fazer um clipping eletrônico. Depois de ler esse texto, você vai entender o que é um clipping e o quanto ele é importante para o sucesso do seu negócio.

Hoje, existem inúmeras ferramentas e serviços que podem aperfeiçoar o planejamento, melhorar as estratégias e otimizar a imagem da sua empresa. O clipping eletrônico é uma delas.

 

Monitorar mídias exerce um forte impacto em seu negócio

Mas antes de te convencer que o clipping eletrônico é uma necessidade para a sua marca, você precisa entender sobre a importância do monitoramento de mídia.

É por meio do monitoramento de mídia que sua empresa tem conhecimento sobre as características e necessidades de seu público-alvo e pode melhorar suas estratégias de marketing e comunicação.

Consequentemente, esse trabalho ajuda a identificar clientes em potencial para torná-los efetivos, além de mensurar a repercussão das ações elaboradas e colocadas em prática.

O monitoramento de mídia garante um melhor custo/benefício para sua empresa. Pois, a partir do momento que você analisa o que as pessoas acham do seu produto ou serviço e consegue mensurar quais canais melhor otimizam a sua marca, sua empresa saberá exatamente como, quando e onde investir.

Sabendo da importância do monitoramento de mídia, o segundo passo é entender que o clipping eletrônico é uma ferramenta que faz parte deste processo.  

Tenho certeza que você está se perguntando sobre o que é um clipping eletrônico. É preciso deixar claro que existe mais de um tipo de clipping, mas que a função é a mesma.

O clipping tem como objetivo identificar como a empresa ou o profissional é visto nos meios de comunicação. Essa ferramenta também ajuda a identificar assuntos de interesse da empresa, a monitorar o mercado e os concorrentes do seu negócio.

Mas o que é o clipping?

O clipping nada mais é do que um recorte das notícias que são de interesse da empresa. Esse processo seleciona e “recorta” as notícias que citam a sua marca ou sua área de atuação ou um tema ou palavra-chave específico – é você que determina o que monitorar.

Por anos a fio, esse trabalho era realizado com as chamadas mídias tradicionais: revistas, jornais, rádios, TV’s.

O termo clipping vem da gíria “clip”, que em inglês significa “o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona”, segundo a Wikipédia.  

Com o advento da internet, das mídias digitais, o processo de clipagem ficou mais simples e acessível, o que conhecemos hoje por clipping eletrônico. Esse tipo de clipping acontece dentro do mundo digital.

Com o auxílio de algumas ferramentas de pesquisas, o clipping eletrônico é o mais abrangente e, por esse motivo, é o mais procurado nos dias atuais. Hoje, uma boa empresa de clipping eletrônico fornece não só cópia do que saiu de seu interesse em rádio, jornais e emissoras de TV, mas também nos portais de notícias e nas redes sociais.

Portanto, a avaliação não fica presa apenas às notícias, mas aos comentários, reações, interações, cliques, compartilhamentos, enfim, toda a interação que o usuário de internet pode ter com a sua marca.

Mas, se depois de toda essa explicação você ainda tem medo de investir em monitoramento e receio de fazer clipping eletrônico, a lista de benefícios abaixo com certeza vai te convencer:

  • Identificar os pontos positivos e negativos do negócio
  • Definir estratégias de divulgação mais eficientes
  • Direcionar corretamente os recursos disponíveis
  • Mensurar quais mídias são mais adequadas
  • Acompanhar como a imagem da empresa tem sido percebida por clientes e parceiros comerciais
  • Fornecer um diagnóstico preciso sobre todas as citações sobre a empresa.

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Invista em profissionalismo

Existem diversas formas distintas de produzir o clipping de sua empresa. Ele pode ficar a cargo de algum colaborador que tenha experiência e disponibilidade para essa tarefa ou ainda ser um serviço terceirizado.

No caso da primeira alternativa, é preciso que esse membro da equipe seja devidamente treinado para aprender todos os detalhes da função. Essa tarefa exige muita dedicação, tempo e empenho, pois dependendo do tamanho da empresa serão muitos dados a serem descobertos e catalogados.

As empresas especializadas são uma excelente opção, já que você descobriu que clipping eletrônico é uma necessidade para o seu negócio. Da mesma maneira, ela se encaixa perfeitamente nos casos em que a pessoa responsável tem receio de fazer clipping eletrônico.

Outra vantagem da terceirização desse tipo de serviço é o tempo economizado, já que ao contratar uma empresa, os membros da sua equipe estarão liberados para produzir mais e dedicarem-se às atividades que agregam valor ao seu produto – eventualmente diagnosticadas pelo serviço de clipping eletrônico.

 

Use racionalmente seus recursos

Você já percebeu que o marketing digital da sua empresa depende de uma série de etapas, e demanda planejamento estratégico e ações bem executadas. E para poder medir a influência da sua empresa junto ao mercado e aos consumidores, o clipping eletrônico é essencial.

Além disso, utilizar os dados estatísticos coletados através dessa ferramenta irá permitir que você faça uso racional dos seus recursos, sejam eles financeiros, de material ou de pessoal. Isso irá melhorar em muito a gestão do seu negócio e aumentará as possibilidades de crescimento e de expansão.

 

Use as ferramentas disponíveis

Agora que você já perdeu o medo de investir em monitoramento de notícias, saiba ainda que existem diversas ferramentas automáticas que ajudam a reunir esses dados vitais. Muitas delas são gratuitas e muito simples de usar, e com uma rápida pesquisa no Google você irá encontra-las e poderá aplicá-las facilmente.

Se não quiser ter trabalho ou precisar de algo mais robusto, é só chamar uma boa empresa de monitoramento de mídia, como a Amazon Picture. Além de 2.100 sites e blogs na internet, nós clipamos tudo de importante sobre você, sua empresa ou sua marca que foi veiculado por rádios, TVs ou publicado em jornais, revistas e internet.

Portanto, não existem mais motivos para que você não faça esse tipo de monitoramento, que certamente irá facilitar muito as suas decisões e que irá ajudar a traçar todas as estratégias necessárias para alavancar os seus negócios.

E lembre-se que isso vale tanto para grandes corporações, como para empresas pequenas e profissionais liberais. O monitoramento de mídia eficiente será um grande diferencial. Ele permitirá que sua marca seja valorizada e que a comunicação com os clientes possa ser melhorada continuamente.

Comece hoje mesmo a usufruir dos benefícios dessa ferramenta de gestão e mude radicalmente a trajetória do seu negócio. Só é possível fazer correções de rota a partir de dados seguros e confiáveis e, para obtê-los, não abra mão de usar o monitoramento, feito através do clipping eletrônico.

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