Produzir vídeo institucional é uma excelente maneira melhorar a comunicação nas empresas, sejam elas públicas ou privadas.
Atualmente, uma das maiores preocupações das empresas é poder mostrar sua relevância e fazer frente à concorrência. Para isso, é preciso deixar claro seu posicionamento, valores, missão e os produtos ou serviços que oferece.
Assim, é muito importante investir em maneiras eficientes de comunicação que sejam capazes de envolver ao mesmo tempo parceiros, clientes e os próprios funcionários.
Se considerarmos que os vídeos são hoje o meio de comunicação mais eficiente e que a maior parte das pessoas prefere consumir conteúdo nesse formato, um vídeo institucional certamente é a solução para sua empresa.
Continue lendo este artigo e entenda o que é um vídeo institucional e como produzir um para sua empresa. Confira!
O que é vídeo institucional?
Produzir vídeo institucional é uma das soluções mais eficientes de apresentar a infraestrutura de uma empresa para seu mercado de atuação. História, equipe, serviços ou produtos e ações de responsabilidade social e ambiental são alguns exemplos de informação que devem fazer parte desse tipo de vídeo.
O vídeo institucional costuma ser divulgado no site e nas redes sociais da própria empresa ou, ainda, em eventos para colaboradores, clientes e parceiros.
Produzir vídeo institucional é muito útil na estratégia de marketing e de comunicação corporativa. Por esse motivo, são necessários alguns cuidados em sua produção para não prejudicar a imagem da sua empresa.
Um vídeo bem elaborado, com roteiro bem escrito e uma edição profissional permite que a mensagem seja passada de forma objetiva e interessante. Além disso, um vídeo institucional de qualidade aumenta a credibilidade da sua marca, ampliando a captação de novos clientes e a realização de novos negócios.
O contrário também é verdadeiro. Um vídeo institucional produzido de forma amadora denuncia o desleixo, o descuido da empresa. E se uma empresa não é comprometida com a própria marca, você não vai querer fazer negócio com ela, não é?
Segundo um estudo feito pelo instituto de pesquisa americano Forrester, com a produção de vídeos uma empresa pode aumentar em mais de 50 vezes as chances de ser encontrada em uma pesquisa no Google.
Clique aqui e assista um exemplo de vídeo institucional.
9 técnicas secretas de Steven Spielberg para produzir vídeo institucional
Selecionamos 9 técnicas dignas de produções de Steven Spielberg para você utilizar na produção do vídeo institucional da sua empresa:
1. Encontre um objetivo
Seu vídeo deve ter um objetivo principal. Antes de começar qualquer etapa da produção, você deve estar ciente desse objetivo para, só assim, chegar a um resultado satisfatório.
2. “Encontre um vilão para vencer”
Essa é uma frase usada pelo próprio Steven Spielberg em seu discurso de formatura em Harvard (clique aqui e leia o discurso completo). Isso significa que o vídeo institucional da sua empresa deve ter como meta acabar com um ou mais “vilões”. O vilão mais comum é falta de conhecimento que o público tem da sua empresa. Contudo o seu vídeo pode combater vários outros em poucos minutos.
3. Monte sua equipe formada por profissionais de primeira linha
Você vai precisar que o roteirista, operador de câmera, diretor de fotografia e todos os demais profissionais sejam de excelente qualidade. Tudo que você não precisa nesse momento é um vídeo mal feito para acabar com a credibilidade do seu negócio.
As chances de um time de qualidade produzir um vídeo institucional realmente impactante são muito grandes. Do mesmo modo que a contratação de um time desconhecido – ou, pior ainda, de um time de um homem só, o “faz tudo” – é garantia de um resultado amador, de um vídeo que você não vai se sentir confortável de apresentar nem aos funcionários, quanto mais a futuros clientes.
Então, não perca tempo, dinheiro, nem a paciência. Esqueça os amadores. Contrate um time de filmagem da primeira divisão.
4. Revise o roteiro
Para produzir um vídeo institucional de qualidade é preciso revisar o roteiro uma, duas, 10 vezes se preciso. Só inicie a filmagem quando tudo estiver exatamente onde deve estar.
Peça para seu chefe revisar também e aprovar o roteiro por escrito. Se ele tiver um chefe, peça para o chefe dele também revisar e aprovar o script. Peça a mesma coisa para os responsáveis para os departamentos e áreas de sua empresa.
Nesta etapa, quanto mais gente envolvida, melhor. Mas estabeleça duas coisas:
- O roteiro foi escrito por um profissional de comunicação, experiente na área audiovisual. Trocar uma palavra ou mesmo uma frase inteira, tudo bem. Mas você não vai permitir que um engenheiro reescreva o texto inteiro. Cada um no seu quadrado.
- Se você ler o roteiro em voz alta, cronometrando, perceberá que a leitura durou entre 3 e 6 minutos. É a duração perfeita para um vídeo institucional Menos do que isso, não tem peso. Mais do que isso fica modorrento. O roteirista já fez uma seleção rigorosa das informações de sua empresa e escreveu as que julgou importante do ponto de vista do cliente. Se um departamento entender que há mais informação importante e quiser inclui-la, deve primeiro escolher qual informação vai cortar do roteiro.
Em outras palavras, substituir informação ou frases pode. Dobrar o tamanho do roteiro para que seu departamento tenha o mesmo tempo do outro departamento, não pode.
5. Programe a filmagem e acompanhe
Todo grande diretor precisa de um cronograma seguido rigorosamente à risca. Organização e habilidades específicas são pré-requisitos para realizar esse trabalho.
No dia da filmagem, nomeie um funcionário para acompanhar a equipe da produtora por toda a empresa. A missão deste colega será “abrir portas” para a equipe, informando às pessoas sobre o objetivo da filmagem e, eventualmente, ajudando na produção de cena – limpando uma mesa desorganizada, alinhando um quadro torto na parede, trocando uma estação de trabalho de lugar ou mesmo conseguindo uma empilhadeira para a tomada aérea do depósito.
É uma função muito importante a do produtor interno. Por isso, não coloque um estagiário para acompanhar a equipe. Tem que ser alguém que tenha bom trânsito por todas as áreas e conheça a empresa.
6. Revise o vídeo editado
Caso o vídeo não tenha ficado como você gostaria, corrija-o usando uma planilha apropriada. Clique no link e baixe o “Formulário_de_Revisão_de_Vídeo” da Amazon Picture. Com esta ferramenta, você não terá problema de comunicação com o editor ou a empresa que está produzindo seu vídeo institucional.
O formulário contém três campos:
- O timecode onde você vai informar o tempo em que o erro ocorreu
- O que está errado em que você descreverá a cena que não gostou ou lettering escrito de forma errada
- Como corrigir em que, obviamente, você informa a cena que gostaria de ver no lugar ou o jeito correto da grafia
7. Faça muito barulho na estreia
Mostre o vídeo para seu time, seus funcionários, coloque o vídeo na recepção para que todos os visitantes o assistam ao entrar na empresa. Depois, coloque no seu site, YouTube, Facebook, Vimeo, etc.
Depois, faça conversão do formato para mandar pelo WhatsApp (viu a importância do vídeo ter entre 3 e 6 minutos?). Peça para seus amigos e familiares compartilharem. A estreia é o melhor momento para bombar.
8. Faça mais barulho ainda
Traduza e duble, no mínimo, em inglês e espanhol para que sua empresa ganhe oportunidade de projeção numa parte considerável do mundo. Na internet não há limite de alcance, não se esqueça disso.
9. Faça como Spielberg!
Colha os frutos de seu investimento. Pode acreditar, seu vídeo vai gerar muitos comentários, reações e vendas para o seu negócio, assim como os trabalhos do grande Spielberg.
Conclusão
Produzir vídeo institucional de qualidade dá trabalho e exige bons profissionais, equipamentos e toda uma estrutura.
A Amazon Picture tem tudo isso e é capaz de levar sua empresa a um grande sucesso de público e renda, como fez com as meninas do Iranduba Futebol Clube. Clique no link para assistir ao vídeo em português ou aqui para assistir a versão em inglês.
Temos também um vídeo que mostra alguns dos clientes que nós atendemos e você vai se surpreender com o que vai ver! Não perca tempo e assista.
Depois, entre em contato conosco pelo tel. (92) 3877-3600 ou pelo email: atendimento@amazonpicture.com.br