Se você possui uma Página no Facebook, é bem provável que ficou sabendo de algumas mudanças recentes, anunciadas no perfil do Mark Zuckerberg, dono da maior rede social do mundo.
A ideia de que posts comerciais ou institucionais viralizem menos do que posts pessoais agradou a uns e chateou a outros. A reação é absolutamente normal. Se está lendo esse post, seu interesse, assim como o da Amazon Picture, é o mesmo: ter mais visualização nas redes sociais.
A partir dos ajustes anunciados, muitos estão com receio de que estratégias comprovadas de divulgação de serviços e produtos ‘caiam ao chão’ sem se levantar. Você também se preocupa com isso?
Nossa empresa, assim como você e seu negócio, não podem simplesmente ‘ficar de mãos atadas’ diante de ajustes como esse no algoritmo da rede social que possui mais de 1,6 bilhão de usuários no planeta.
Mas como empoderar o engajamento dos seguidores da sua Página no Facebook? Como tornar um conteúdo relevante a ponto de conseguir que ele se espalhe sem clicar no botão de “impulsionar a publicação” e, claro, pagar por isso? É possível manter um forte engajamento com o seu público mesmo diante das mudanças anunciadas?
É sobre isso que vamos falar agora. Daremos 6 sugestões para elevar o poder de engajamento dos posts que você publica na sua Página no Facebook. Acompanhe de perto nossas dicas e anote as que pretende usar no seu perfil profissional ou na página de sua empresa para ser mais visto e, consequentemente, ter mais oportunidades de negócios.
1. Mantenha uma rotina de publicações
Sua Página no Facebook é um patrimônio virtual que deve ser visto como fonte de conteúdo, não apenas como vitrine. Muitas pessoas abrem páginas na maior rede social do mundo e simplesmente as deixam ‘jogadas às traças’. Não faça isso. Preze pelo tempo que investiu preparando a página. Valorize a atenção que o seu público dará a ela.
E qual seria uma forma de fazer isso? Mantendo uma rotina de publicações diária. Daí você pensa: “Eu vou ter de publicar todos os dias?” Sim. Mas não pense que isso é complexo demais.
A princípio, você pode fazer apenas 1 post por dia. E para facilitar a sua vida, pode programar os posts diários de uma vez só. Nesse ponto é bom avaliar se os posts serão nos 7 dias de semana ou apenas de segunda a sexta-feira.
Publicar pelo menos de segunda a sexta ajudará a entender melhor o comportamento do seu público usando a aba “Informações” (Insights) nas semanas à frente.
2. Inspire para atrair gratidão!
Postagens inspiradoras costumam exercer uma forte influência sobre os sentimentos do seu público. Isso faz com que o desejo de curtir, comentar e compartilhar o post seja mais intenso.
Por natureza, o ser humano aprecia agradecer o que lhe faz bem. E uma forma de se fazer isso é propagando as informações entregues em plataformas de conteúdo.
As redes sociais são hoje em dia o meio mais usado para distribuir conteúdo. Publicar novos blog posts, e-books, listagens, podcasts, cupons e outros formatos de informação é uma excelente maneira de atrair tráfego às suas plataformas.
Se inspirar o público com conteúdos de qualidade, eles reagirão com gratidão, espalhando-o de forma orgânica e empolgante!
3. Seja mais do que relevante: publique utilidades
A relevância não exige utilidade, mas tudo que for útil é obrigatoriamente relevante. Essa linha tênue de diferenciação pode ser melhor compreendida quando comparamos os 2 conceitos com algo bem atrativo.
Pense um pouco. A existência do mar não o torna útil para suas férias, a não ser que encontre o navio ideal para o seu cruzeiro de férias. O navio é útil porque satisfaz de forma direta uma necessidade: a de viajar num cruzeiro de férias. De nada adiantaria existir um enorme oceano se não houvesse um navio seguro sobre ele para sua família viajar.
Entendeu o ponto? Não basta produzir conteúdos relevantes se eles não se tornarem efetivamente úteis. Se o que você vai publicar numa redes social, por exemplo, não atingir diretamente as dores do público, ele pode até ser relevante. Mas não será útil e, portanto, provavelmente não trará resultados a curto e médio prazo.
Portanto, para empoderar o engajamento dos seguidores da sua Página no Facebook, produza conteúdos que sejam ao mesmo tempo relevantes e úteis.
4. Rir faz muito bem!
Nunca o apelo ao humor foi tão grande. Numa sociedade atual onde há muitas pressões relacionadas à nossa rotina pessoal, rir faz ainda melhor à nossa saúde emocional e física.
Como se pode explorar isso nas redes sociais sem ferir os sentimentos do público ou gerar polêmica desvairada? Algumas dicas são:
- Produza humor inteligente.
- Nunca inclua elementos que poderiam indiretamente ofender uma parcela da sociedade.
- Sugira ao invés de impor.
- Produza o desejo de reagir com perguntas bem pensadas.
- Crie memes modernos e contextualizados.
Se produzir humor de qualidade em algumas publicações de sua fanpage, você conseguirá mais seguidores em menos tempo.
5. Revele bons resultados de ideias novas em sua Página no Facebook
Toda novidade gera um sentimento de curiosidade que é muito difícil de conter. Assim, sempre que souber de resultados positivos de uma ação de sua empresa ou dos serviços que oferece, conte isso em publicações de sua fanpage para o seu público.
Se sua imagem pessoal ou a de sua marca foram afetadas de maneiras positivas, inclua isso adequadamente num dos conteúdos publicados da sua fanpage no Facebook.
6. Divida grandes pacotes de informação em pequenos hacks
Muitas pessoas gostam de consumir pequenos hacks de conteúdo no Facebook. O que você pode fazer para aumentar o engajamento de sua página levando esse elemento em conta?
Quando concluir algum estudo, avaliação ou checklist, que tal começar a publicar toda semana os resultados benéficos disso em um post programado?
Você pode avisar o dia em que divulgará a informação e dividi-la em pequenos hacks compartilhados na sua página do Facebook. A espera do público aumentará o interesse por seus conteúdos!
Ao ler esse post, quantas dicas você encontrou que se encaixam em sua estratégia de publicações semanais? Duas? Quatro? Anote-as e tente hoje mesmo aplicar algumas delas para observar os resultados.
Gostaríamos de ajudar você ainda mais a continuar empoderando o engajamento da sua Página no Facebook. Queremos falar com você agora mesmo a respeito disso. Entre em contato através do nosso WhatsApp empresarial e exponha suas necessidades. Vai ser um prazer apresentar soluções eficientes para suas mídias sociais!