Contratar uma agência de publicidade para criar um vídeo propaganda ficou no passado. Isso porque as emissoras podem lucrar mais contratando uma produtora de vídeo para fazer todo o trabalho.
A maior parte da renda de uma emissora de TV vem da publicidade. Sem dúvida, as propagandas veiculadas nos intervalos da programação são uma fonte de lucro inestimável. Por isso, esse meio de gerar receita é cada vez mais valorizado pelas emissoras.
Por outro lado, os anunciantes também lucram, já que conseguem alcançar seus clientes potenciais com mais facilidade através de um comercial na TV. De fato, nenhuma empresa consegue vender sem investir em publicidade. Portanto, ambas as partes se beneficiam com a veiculação de um vídeo propaganda.
O fim do departamento de produção
Na década de 90, os veículos de comunicação contavam com um departamento de produção para atender a demanda de criação e exibição de comerciais. Os empresários entravam em contato com a emissora e acertavam valores para a veiculação de um vídeo propaganda no intervalo comercial.
O departamento de produção realizava todo o trabalho de criação, filmagem e edição. No entanto, todo esse processo interno ficou no passado. Com a extinção desse departamento, as emissoras de TV passaram esse serviço para as agências de publicidade.
Porém, até a última década, as agências intermediavam produções de comerciais de TV em uma legislação que permitia a elas a obtenção de 20% do investimento do cliente feito na emissora, ou seja, a “bonificação de valor” (BV). Portanto, se o cliente pagasse 100 mil reais para exibir um vídeo propaganda na TV, a agência tinha o direito de receber 20 mil reais.
Porém, o BV nem sempre é suficiente para cobrir os serviços da agência. Por isso o cliente é obrigado a pagar outros valores pelo trabalho. Esse processo tornou-se confuso, já que o cliente entendia que estava pagando duas vezes pelo mesmo comercial na TV.
Isso gerou uma grande queda de braço entre as agências e as emissoras. Agora, a relação tornou-se mais transparente com os pagamentos feitos de forma separada.
A TV recebe do cliente um valor determinado para veicular o anúncio e a agência é paga pela produção do vídeo. Assim, a agência faz o plano de inserção (PI) e emite a nota fiscal, sendo que essa foi a maneira encontrada para evitar bi-tributação.
Logo, a parceria com as agências de publicidade deixou de ser vantajosa para as emissoras, tanto que muitas dispensaram os serviços das agências e passaram a contratar produtoras de vídeo.
Por que não é preciso contratar uma agência de publicidade para criar um vídeo propaganda
Na verdade, o que as emissoras realmente precisam para criar um vídeo propaganda é contratar uma produtora de vídeo. Tanto que, ao receber uma demanda desse tipo, a agência de publicidade passa para a produtora, já que não conta com profissionais qualificados para realizar esse serviço.
De fato, uma agência de publicidade tem outras funções como planejar e criar campanhas publicitárias. Portanto, não pode atuar como produtora de vídeo ao mesmo tempo. Além disso, não está autorizada a prestar esse serviço, a não ser que tenha um CNPJ como produtora de vídeo.
Lembrando também que para exibir comerciais, as emissoras de TV devem ter registro na Agência Nacional do Cinema (Ancine). Esse registro é emitido pelas produtoras de vídeo, por isso é perda de tempo contratar uma agência de publicidade para criar um vídeo propaganda, já que apenas uma produtora de vídeo registrada pode emitir Ancine.
Benefícios de terceirizar o departamento de produção
Para tornar o processo de criação e exibição de vídeos propagandas mais lucrativo e menos oneroso, a solução encontrada por muitas emissoras foi terceirizar o departamento de produção, contratando uma produtora de vídeo. Essa tendência tem gerado economia e aumento da receita de muitas empresas de comunicação, principalmente de cidades pequenas.
Sem dúvida, a parceria com o VT Expresso pode ser muito lucrativa para as emissoras, já que realizamos todo o trabalho. A contratação de nossos serviços pode ser via Internet e o pagamento feito por mês ou por vídeo. Assim, a emissora oferece ao cliente a solução completa, sem depender de uma agência de publicidade “sem deixar dinheiro na mesa”.
Portanto, o VT Expresso funcionaria como um departamento de produção da emissora, sem os custos fixos de equipamento, equipe etc. Tratando-se de VTs cartelados, o VT Expresso tem um sistema de produção mais rápido e o valor por VT é o mais competitivo do mercado. Além disso, contamos com registro na Ancine, portanto, realizamos toda a parte burocrática para levar o vídeo propaganda ao ar.
O VT Expresso é um sistema exclusivo criado pela Amazon Picture, uma produtora de vídeo com sede em Manaus, desde 2004. Nossa empresa tem um profundo conhecimento da estrutura e do processo de criação de um conteúdo audiovisual atrativo, sendo que nossa equipe tem um histórico de trabalhos bem sucedidos.
Com mais de 10 anos no mercado, somos a primeira produtora de vídeo brasileira a receber a certificação internacional ISO 9001:2015. A Amazon Picture conta com um amplo estúdio de gravação, bem como equipamentos modernos. No decorrer desse tempo foram produzidos mais de 2.000 vídeos que registraram a trajetória de empresas e pessoas.
Então, não tem roteiro, não tem cartela, não tem ideia? O VT Expresso providencia tudo.
As produções da Amazon Picture você pode ver aqui.
Clique para solicitar um orçamento ou esclarecer suas dúvidas.