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Produção de conteúdo para internet

Produção de conteúdo para internet

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Até as empresas mais tradicionais, que há pouco tempo enxergavam as redes sociais como uma grande besteira que só servia para desviar a atenção dos funcionários, estão entendendo a importância de estar presente no mercado digital e produzir bom conteúdo para internet.

Se você está começando a explorar o mundo digital, de olho na oportunidade de expandir suas vendas, separamos algumas dicas que podem te ajudar.

Ter alguém que produza bom conteúdo para internet é primordial. Foto: Josiane Schreiner
Ter alguém que produza bom conteúdo para internet é primordial.

Quem é sua marca?

Se a sua empresa fosse uma pessoa, como ela se comportaria? De que modo e com quem se relacionaria? Como escreveria? Faça essas e outras perguntas quando começar a planejar o conteúdo de sua marca para internet. As respostas vão ajudá-lo a se posicionar de maneira mais coerente com o que você quer transmitir.

Conhecendo seu cliente

Este item está ligado ao primeiro. Você já sabe quem é sua empresa, agora tem de saber com quem ela se relaciona: o cliente. Pesquise sobre o que ele gosta, como fala, qual é a sua idade e quais tipos de conteúdo gosta de consumir na internet. E, o mais importante, quais assuntos relacionados à sua marca podem gerar interesse nele. É para este cliente ideal – ou “persona”, na linguagem do marketing de internet – que você vai direcionar todos os seus esforços de comunicação.

Isto é mais sobre seu cliente do que sobre você

Nas relações humanas, quando escutamos, damos atenção às pessoas e somos úteis a elas, é normal que, no mínimo, crie-se uma afinidade. No relacionamento entre sua marca e o cliente é a mesma coisa. E o importante: falar menos sobre o que você vende, mais sobre como isso fará diferença na vida dele.

Cada rede é um lugar distinto

Você se comporta no ambiente de trabalho do mesmo modo que se comporta em uma festa com amigos? Provavelmente não, né? Na internet também funciona assim, cada rede tem uma linguagem diferente. Um erro recorrente é só copiar e colar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais.

Se alguém segue sua marca no Instagram, não faz sentido também acompanhá-la pelo Facebook, caso você poste a mesma coisa nos dois lugares.

Observar a linguagem e a função de cada rede social ajuda você a planejar melhor o conteúdo adequado para cada uma delas.

Pesquise e inspire-se

Talvez algumas coisas aqui não tenham ficado tão claras e, mesmo que a gente explique mais,   não ficarão. Só na prática você entenderá.

Comece a observar os itens citados em algumas marcas bem posicionadas na internet. Pesquise o trabalho de marcas semelhantes à sua, que já estão há mais tempo no meio digital e também de empresas que não têm relação nenhuma com o que você vende. O importante é observar as técnicas e aplicar ao seu negócio.

Não é preciso dizer que você terá que pesquisar muito sobre o que vai escrever na internet, né?

Algumas redes sociais são superficiais. Outros conteúdos, como blogs, merecem mais profundidade. Jamais esqueça da pesquisa. Quanto melhor o conteúdo, mais gente interessada nele. Quanto mais gente interessada em seu conteúdo, mais engajamento com a sua marca.

Planejamento e organização

Avalie quantas vezes você postará por semana, os horários, quanto tempo você dedicará a produzir o conteúdo, como irá dividir essa nova tarefa com as coisas que já faz em seu dia a dia.

Pesquise datas sazonais, planeje promoções ou formas interessantes que podem fazer seus seguidores interagirem com sua marca. De preferência, organize todas essas coisas logo no início e trace sua estratégia de marketing digital, para depois não virar uma grande bagunça.

A produção de conteúdo envolve muito mais coisas, mas é uma boa opção você começar por estes itens que vão ajudar sua marca a ter um posicionamento adequado. Depois, seu trabalho será de dar continuidade ao projeto.

Mãos à obra

Pois bem, você fez todas as perguntas necessárias, estudou seu mercado, seu cliente e desenvolveu a estratégia de acordo com as metas estabelecidas. Agora é só dar o primeiro passo, depois o segundo. E aí entra um item fundamental: é melhor fazer isso sozinho ou contratar alguém para ajudar? A reposta é: depende.

Você pode iniciar sozinho, desde que:

  • Tenha um texto razoável
  • Tenha tempo disponível
  • Tenha curiosidade
  • Tenha disciplina

Erro de ortografia pode até ser admitido no WhatsApp em grupos da família ou de antigos colegas do primário, mas é imperdoável uma marca escrever palavras erradas. Ainda que o português seja  uma das línguas mais difíceis do mundo, cheio de pegadinhas, crases, tempos verbais, sujeitos ocultos, etc e etc, não há desculpa. Para ser responsável pelo conteúdo de sua empresa ou marca, você deve escrever rotineiramente e com facilidade. Todas as dúvidas que surgirem  recorra aos dicionários. Tem muita opção online.

Se você resolver se dedicar a isso, reserve ao menos 60 minutos de seu dia para produzir conteúdo e manter relacionamentos com seus clientes. Você jamais poderá deixar de responder a qualquer comentário ou pergunta nas redes sociais. Mais do que conteúdo, você está produzindo uma relação de confiança com seu cliente. E silêncio é a resposta padrão de quem não quer se relacionar com ninguém.

Por último, você terá de ter curiosidade e disciplina. Curiosidade para ouvir atentamente seu cliente, de coração aberto, e buscar com afinco as respostas que ele quer e  que você não tem ainda. Para isso é preciso disciplina porque você terá de administrar o relacionamento de sua marca nas redes sociais enquanto faz seu trabalho normal. Ou seja: precisará acessar as redes sociais várias vezes ao dia, ler os comentários, responder, interagir.

Mas com isso eu não posso perder o foco? Sim, há sempre o risco de você querer abraçar os dois mundos – o real e o virtual – e não se dar bem, principalmente porque, se tudo der certo, o seu conteúdo na internet vai gerar mais vendas (e, consequentemente, mais trabalho) na vida real.

Se puder contratar uma empresa para cuidar de seu conteúdo e relacionamento na internet, nem pense duas vezes. O investimento é um fração do marketing tradicional e você ficará surpreso com o resultado altamente positivo.

AmazonPic é uma das principais empresas de Manaus que oferecem este serviço de produção de conteúdo. Conversamos com você, estudamos seu negócio e público-alvo, desenvolvemos a sua “persona”, poupamos seu tempo e entregamos os resultados.

Não perca tempo! Entre em contato agora mesmo conosco usando o WhatsApp!

Se você gostou destas dicas, não deixe de comentar. Comente também se tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar outra dica. A gente segue com rigor uma das dicas acima: nunca deixamos as pessoas esperando pela resposta.

Até a próxima.

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