O Monitoramento de redes sociais é algo necessário, cada vez mais importante. Por conta do aumento de usuários da internet, dispositivos móveis e mídias sociais, qualquer pessoa pode dar uma grande notícia – para o bem ou para o mal.
É cada vez mais comum que as pessoas publiquem ou compartilhem nas redes sociais algum material impactante antes dos profissionais da imprensa. Os veículos de imprensa profissionais inclusive republicam fotos e vídeos de eventos marcantes feitos por pessoas “comuns”.
A interdependência entre a chamada “mídia tradicional” e as mídias sociais é uma tendência irreversível.
Todos os dias, jornalistas usam assuntos que estão em evidência na internet para enriquecer suas pautas.
Junto com a facilidade em publicar notícias, vem a facilidade em espalhar também as chamadas Fake News (notícias falsas).
É disso que o monitoramento de redes sociais é capaz de proteger sua empresa. Até o final deste artigo, você vai saber como.
O monitoramento de redes sociais no planejamento da sua empresa
Para as empresas, o monitoramento de redes sociais funciona como os olhos e ouvidos da marca no mercado em que ela atua, oferecendo ideias que orientam o planejamento de marketing e comunicação.
A análise dos dados coletados no monitoramento permite:
- Entender a percepção do público sobre uma marca e fazer um comparativo com marcas concorrentes;
- Otimizar a estratégia de conteúdo utilizada na gestão dos canais da empresa;
- Identificar as pessoas mais influentes atuando na conversação/vendas sobre um determinado produto ou serviço;
- Tratar com agilidade menções com potencial de geração de crise;
- Medir a repercussão de campanhas, eventos e outras ações promocionais e fazer os ajustes necessários no planejamento estratégico de comunicação com base em dados, não em palpites;
- Antecipar tendências de comportamento do público em relação a produtos e serviços.
O mais importante é que o monitoramento de redes sociais revela como sua marca é percebida pelos variados públicos.
Por isso, é fundamental que faça parte da estratégia da sua empresa, independentemente da área de atuação.
As informações coletadas serão cruciais para direcionar o posicionamento do seu negócio e para adequar a comunicação com o mercado alvo.
Monitorar as redes sociais é entender o que se fala da sua marca para auxiliar na formação de uma imagem forte e de mensagens claras e objetivas para todos os perfis de público.
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Importância do monitoramento de redes sociais
O monitoramento de redes sociais deve ser um procedimento constantemente abordado por quem lida com a produção de conteúdo.
Isso porque, mesmo que não haja produção intensa de materiais, é preciso entender o aproveitamento do que já foi criado.
A proposta requer checagens rotineiras, realizadas de forma adequada, que irão fornecer três dados importantes:
1. O que estão falando sobre a empresa:
O monitoramento de redes sociais é a base para sabermos o que estão falando sobre a empresa. E a internet tem facilitado muito este trabalho.
Com o uso de palavras-chave, pesquisas em ferramentas de busca e acesso rápido aos principais veículos de comunicação é possível levantar informações sobre os temas que envolvem uma determinada marca.
Esta etapa permite avaliar se as menções são positivas ou negativas e garantir, dentro de um trabalho de gestão de crise, que dados inidôneos sejam corrigidos ou que a empresa citada tenha espaço para esclarecer uma crítica ou problema.
2. O aproveitamento do conteúdo:
Se o seu conteúdo é útil para o público-alvo, são grandes as chances de que seja aproveitado pela mídia, seja na reprodução integral ou no desenvolvimento de novas pautas com base nas informações distribuídas.
Além disso, é possível avaliar quais tipos de conteúdo geram mais engajamento e quais geram menos.
Essa análise ajuda a otimizar o conteúdo e melhora a relevância do mesmo junto ao público-alvo.
3. Quantidade e frequência:
Qualquer trabalho precisa gerar informações suficientes para documentação.
Na área de comunicação, a documentação também consiste em contabilizar as inserções na mídia.
É importante definir a periodicidade para quantificar essas inserções. O mais comum é realizar o monitoramento de redes sociais ao longo das atividades diárias e documentar as informações diariamente.
Isso requer dados como tipo de rede social (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc), data, hora, e, claro, link, imagem, áudio ou vídeo das inserções/menções.
Estes dados podem ser extremamente úteis no momento de comprovar o comportamento das redes sociais, gerar relatórios sobre economia de recursos, definir as inserções mais qualificadas e dimensionar o negócio em relação aos concorrentes.
Contudo, esse não é um procedimento simples.
Muitas empresas ainda não conseguiram estruturar esse procedimento de forma eficaz por não entenderem a importância do monitoramento de redes sociais.
Em alguns casos, é compreendida a importância do processo, mas por ser uma atividade minuciosa, acaba não sendo desenvolvida da maneira correta.
Algumas empresas optam pela terceirização deste serviço, executados por empresas especializadas no segmento que oferecem melhores resultados por possuírem profissionais exclusivos para acompanhamento das redes sociais, incluindo aí sites e blogs, que são mais difíceis de monitorar em tempo real.
Se o monitoramento ainda está em fase inicial, vale a pena começar com as redes digitais, sites, blogs e impressos.
O ideal é que o seu conteúdo e o monitoramento de redes sociais caminhem juntos. Para isso, produtores de conteúdo devem investir nessa área para prestar serviços de qualidade a seus clientes.
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