Criar uma fanpage da sua empresa é uma forma incrivelmente simples de conquistar mais clientes. O mais interessante disso é perceber que muitas empresas que antes não achavam necessário tomar essa atitude agora estão fazendo isso. E o melhor: várias empresas de pequeno e médio porte alcançaram esse público bem antes dos gigantes do mercado.
Não é por nada que os empreendedores que dedicam tempo estudando técnicas para alavancar seu negócio no Facebook, por exemplo, enxergam sua conta bancária com muita satisfação!
A fanpage da sua empresa precisa ganhar terreno
Você pretende deixar sua empresa no anonimato virtual ou vai turbinar o crescimento dela usando uma fanpage? Na realidade, se você ainda não começou uma fanpage, não é tarde para isso. Com os investimentos que se pode fazer no Facebook Ads, é possível alcançar um público bem grande num curto espaço de tempo.
Estudamos algumas das melhores indicações do que fazer para melhorar o rendimento da fanpage da sua empresa. Se você ainda não fez a “iniciação-Facebook” do seu negócio, não se preocupe; agora é a hora! Leia este artigot até o final e siga todas as dicas para aumentar sua presença na internet com autoridade, competência e assertividade.
Um detalhe importante: para facilitar o entendimento, vamos usar como exemplo a rede social de maior alcance mundial na atualidade, o Facebook. Ao ler, entenda que muitos princípios se aplicam a outras redes sociais e podem ser usadas no planejamento de suas estratégias.
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Confira agora quais são as 7 maneiras incrivelmente simples de alavancar a fanpage da sua empresa:
Publique os próprios vídeos, não apenas links deles
O Facebook tem mecanismos de reconhecimento de replicação de posts. Simplificando: tudo o que você publica é filtrado. E o filtro é anti-plágio e anti-replicação.
Por isso, se sua fanpage apenas compartilha o que já existe, o Facebook identifica isso e, por assim dizer, diminui a relevância da fanpage da sua empresa. Sendo assim, uma grande sacada é publicar os próprios vídeos que você ou uma empresa contratada produziu, e não apenas usar links deles vindos de outras fontes.
Para fazer isso, suba os vídeos no próprio Facebook. É interessante como as visualizações são bem maiores quando você escolhe essa opção de post!
Que tal filmar os bastidores?
Muita gente reclama nas redes sociais da falta de humanização do atendimento de algumas empresas. Quer ver um exemplo? Observe com atenção quantas reclamações são publicadas em alguns posts que nada tem a ver com elas. O que isso indica?
Até certo ponto isso pode mostrar que o público sente que o tratamento que recebe não é humanizado. Como se pode reverter isso rapidamente? Com posts de vídeos dos bastidores de sua empresa. Eles podem ser feitos com:
- Imagens que não foram ao ar nos vídeos oficiais.
- Cenas dos colaboradores descontraídos no ambiente de trabalho.
- Cenas de fãs da página com depoimentos sobre o que acharam dos produtos ou serviços que sua empresa oferece
- Situações engraçadas do dia a dia da empresa
Quem vê vídeos assim se sente parte do seu empreendimento e o negócio começa a adquirir ares de família e amizade. Laços como esses são muito fortes e exercem um intenso poder de engajamento na página.
Portanto, para alavancar a fanpage da sua empresa, publique vídeos dos bastidores.
Configure o botão de chamada para ação
O recurso que o Facebook oferece tem várias funções:
- Permite um telefonema para sua empresa
- Conduz o visitante a produtos e serviços
- Presenteia quem usa o botão com um e-book ou infográfico
- Leva os visitantes às novidades mais recentes do blog da empresa
- Mostra um novo vídeo publicado no canal do Youtube da empresa
As funções do botão de chamada para ação são diversas, mas o objetivo é um só: impulsionar o sucesso da fanpage.
Abuse das ofertas de última hora
Já percebeu que as maiores conversões de produtos e serviços online ocorrem nos momentos onde a empresa apresenta ofertas e promoções de última hora.
Um exemplo disso pode-se ver no cada vez mais conhecido site Viver de Blog, do empreendedor Henrique de Carvalho. Quando ele abre turmas para treinamento de produção de conteúdo, o tempo é bem limitado. Em poucos dias ou semanas as vagas são preenchidas e quem não aproveita a oportunidade, fica sem se inscrever nos seus treinamentos.
O que isso ensina? Que abusar de ofertas de última hora aumenta de forma impactante os acessos de um blog e sua fanpage integrada. Quer melhorar sua fanpage? Gaste tempo pensando numa oferta que ninguém vai querer perder!
Valorize os que te valorizam
A base da sua autoridade na internet, especialmente nas redes sociais, está totalmente ligada ao que seu público faz por você. Quando sua página recebe cliques, sejam eles por meio de visualizações de vídeos, de curtidas, de compartilhamentos ou de comentários, a relevância de sua empresa aumenta!
Quando sua fanpage recebe relevância, como você pode usar isso para crescer ainda mais? A resposta é absurdamente simples: valorize os que te valorizam. Sim, mostre que você se importa com quem decidiu gastar alguns segundos vendo, curtindo ou compartilhando o que você postou. Como se faz isso?
- Curtindo posts de quem visitou sua fanpage
- Interagindo com os comentários do seu público
- Enviando presentes a eles, seja inbox ou via e-mail
- Perguntando o que eles acham sobre o que está sendo publicado
Isso é valorizar quem te ajudou a ter mais autoridade nas redes sociais. Essa ‘força do bem’ tem efeitos que vão longe e que podem ajudar você a continuar crescendo nos seus negócios!
Crie uma “teia social”
Para fortalecer a fanpage da sua empresa, é preciso criar uma “teia social” integrando diversos canais de interação da empresa com o público.
Por isso, aqui vai uma dica simples e altamente produtiva: sempre que puder, interligue Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, WhatsApp e tantos outros meios sociais de ligação da sua empresa com os visitantes dela. Use links levando os usuários de um canal para outro. Isso aumentará ainda mais a presença da sua empresa na internet!
Elabore testes de publicação
Tire tempo para medir a resposta do público aos seus esforços. Por exemplo, abra o Insights (“Informações” em tradução livre) e faça análise de quais horários estão sendo responsáveis pelas melhores interações do público com a página.
Com base nisso, replique posts de conteúdo diferente em horários X e Y e depois simplesmente inverta os conteúdos, mantendo os horários. Use parâmetros diferenciados e sempre acompanhe os resultados no Insights.
Quando algo funcionar melhor, mantenha! Elimine o que não der resultado imediatamente. Esse filtro de ações também pode alavancar a fanpage da sua empresa!
As dicas que foram dadas acima já foram testadas repetidamente por diversos empreendedores e empresas. Muitos deles foram orientados pela empresa que prestou consultoria de marketing digital e se sentiram satisfeitos com os resultados.
Gostaria de ter a ajuda que precisa para reativar a força pulsante da fanpage da sua empresa? Estamos aqui para dar toda orientação que você ainda não tem. Fale conosco pelo WhatsApp! E o melhor: nosso desejo é o mesmo que o seu, elevar a visualização e a autoridade da imagem empresarial que você tanto se esforçou para construir!
Vamos junto nessa jornada de sucesso!