Amazon Picture

6 dicas para produzir o vídeo que você sempre quis

6 dicas para produzir o vídeo que você sempre quis

Amazon Picture - Produzir o Vídeo

equipamento de video

É cada vez mais comum a utilização de vídeos para a internet nos mais diversos nichos de atuação. O que há algum tempo era apenas uma forma divertida de comunicação, atualmente se tornou uma ferramenta muito eficiente de divulgação de ideias, produtos e serviços.

Nos mais diversos ramos de atividade, contar com esse recurso é fundamental. O mais interessante é que, com a tecnologia disponível atualmente, praticamente qualquer pessoa é capaz de realizar, sozinho, um vídeo incrível.

Mesmo com essa facilidade, é importante que você conheça algumas dicas para produzir o vídeo, e assim, potencializar seus recursos e alcançar os seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

 

Leia Também

5 maneiras de usar um vídeo institucional para elevar sua empresa do inferno ao céu

6 pecados imperdoáveis do vídeo institucional que você precisa evitar a todo custo

Como transformar seus vídeos em sucesso profissional em 6 passos simples

 

Conheça agora 5 dicas para produzir o vídeo que você sempre quis:

produzir o video

1. Equipamento

Mais do que uma ideia na cabeça, é primordial que você tenha um equipamento no mínimo razoável, para produzir seu vídeo. Se você não dispõe de um equipamento profissional e de uma equipe para te auxiliar, saiba que ainda assim é possível realizar um bom trabalho.

Você pode usar uma câmera, seu notebook, alguns acessórios e programas, e até mesmo seu smartphone.

Independentemente do equipamento em si, é muito importante conhecer todos os recursos que ele dispõe, e para isso, uma boa olhada no manual de instruções e alguns testes básicos são suficientes.

A câmera embutida do seu notebook, por exemplo, não oferece muita qualidade na captação de imagens. Fundamental é uma câmera externa.

 

2. Qualidade de som

Essa é uma das principais dicas para produzir o vídeo que você deseja, já que ser bem entendido é fundamental. A qualidade na captação do áudio do seu material será fundamental para que o seu público possa entender corretamente a mensagem que você pretende transmitir.

O ideal é usar um microfone, que pode ser direcional ou de lapela. Isso possibilitará que a captação seja mais limpa e clara.

É importante também fazer testes, pois o posicionamento do microfone interfere diretamente na qualidade do áudio. Falar corretamente, na distância certa e de forma declarada e clara também irá facilitar a compreensão do seu conteúdo.

Tome bastante cuidado com os ruídos externos, já que muitas vezes a gravação do vídeo não é feita em uma locação especialmente preparada para isso.

A grande maioria dos vídeos é feita de forma mais artesanal, seja em casa, no escritório ou em algum lugar ao ar livre. Então, não deixe de levar em conta os barulhos e ruídos externos, já que isso vai afetar diretamente na qualidade.

produzir video - estúdio manaus

3. Luz do ambiente

Para que as pessoas possam assistir seu vídeo com maior fidelidade, é importante que a luminosidade seja controlada a fim de aumentar a qualidade final do vídeo.

Em ambientes caseiros, é bem raro ter a luz ideal, mas algumas dicas podem facilitar a busca por essa qualidade.

Usar tripés com setlights, que são refletores fáceis de ser encontrados no mercado, é uma excelente alternativa. Geralmente elas são posicionadas nas laterais do rosto ou do objeto filmado, para que potencializem a profundidade e os contornos dos mesmos.

O uso de luz natural também é bastante recomendado, só que é necessário tomar cuidado com a mudança da luminosidade de acordo com o passar do tempo.

E jamais misture a luz da casa, com a luz natural e a luz dos setlights ou painéis de LED próprios para filmagens. Se for usar a luz natural (jamais grave contra janelas abertas), apague as outras. Se for usar a luz de LED, feche as cortinas e apague a luz do teto.

 

4. Conteúdo

Muitas pessoas pensam que para gravar um bom vídeo basta ligar a câmera e sair falando qualquer coisa. Isso até pode dar resultado, mas nesse caso será muito mais por sorte do que por competência. O correto é roteirizar o que será dito, ensaiar algumas vezes, fazer ajustes e somente então gravar efetivamente o vídeo.

O primeiro passo é elencar as ideias e os conceitos que você pretende dividir com seu público. O conteúdo pode ser técnico, pessoal, profissional ou sobre o assunto que você escolher, no entanto, é fundamental que você saiba sobre o que está falando. Isso trará segurança à sua fala e a chance de convencer seu público será muito maior.

É importante que alguém de fora veja o vídeo antes de ser postado, já que muitas vezes, quem produz o vídeo acaba ficando muito envolvido com ele e, nesse caso, alguns erros básicos podem passar desapercebidos. Além disso, ouvir outras opiniões pode ajudar a melhorar o conteúdo e até mesmo a forma de execução do vídeo.

E por mais que você conheça o assunto alvo do seu vídeo, é sempre bom revisar seus conhecimentos e incrementar novas informações pertinentes sobre o tema. Quão mais aprofundado for o conteúdo, mais interesse ele irá despertar, pois esse será realmente um diferencial.

edição manaus - produzir video

5. Edição do vídeo

Depois de captar as imagens e o som, com os cuidados já citados é hora de editar seu vídeo. A edição é muito importante, pois é nessa fase que algumas imperfeições poderão ser corrigidas e alguns recursos adicionais poderão ser incluídos.

Trilha sonora, efeitos sonoros e visuais podem ser colocados no vídeo para torná-lo ainda mais interessante. Existem programas profissionais de edição e também pessoas especializadas nesse tipo de tarefa. Se você não tem acesso a esses recursos, é possível usar programas menos complexos de edição que podem trazer um resultado satisfatório.

Alguns aplicativos disponíveis tanto para notebook como para smartphones podem oferecer recursos básicos de edição de vídeos e cada pessoa pode escolher entre as diversas opções disponíveis no mercado. Muitos desses aplicativos de edição são gratuitos ou oferecem um período de testes grátis.

 

6. Postagem

Depois de tudo pronto – e de seguir todas as dicas para produzir o vídeo – chegou a hora de jogá-lo na rede. Cada pessoa deve escolher o momento certo de realizar a postagem, mas o ideal é que essa etapa não seja aleatória. Definir uma estratégia de postagens é bem interessante, já que isso irá interferir na quantidade de visualizações.

É importante também usar corretamente as palavras-chaves que dizem respeito ao assunto do seu vídeo, já que isso também irá facilitar a busca dos termos nos mecanismos de pesquisa da internet. Com todos esses cuidados, seu vídeo terá qualidade e estará disponível para que todos possam usufruir do seu conteúdo!

Gostou das dicas? Então bote a mão na massa, ou na câmera. Se quiser mais informações e outras dicas, entra em contato conosco. É sempre um prazer ajudá-lo. Agora temos um canal exclusivo de comunicação por meio do WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais:

Mais lidas: