Uma loja aberta 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados, sem pagar hora extra para nenhum funcionário. Um ponto comercial sem aluguel e sem taxas de condomínio. Vendas com nenhuma chance de calote, porque os clientes pagam 100% antes de você embrulhar a mercadoria. Uma loja sem despesas com energia elétrica, com faxina, com estoque, com vendedores…
Eu tenho três notícias boas para você a respeito do paraíso acima, uma melhor que a outra:
- Este negócio existe
- Instalando uma, você abre automaticamente filiais em todas as cidades do Brasil e do mundo
- Esta loja pode ser sua
e-commerce
Um e-commerce gera vendas extras para quem já possui ponto de venda físico e diminui bastante os custos de quem está começando a entrar no universo do varejo. Até mesmo quem não tem ponto comercial pode abrir uma loja virtual, fazendo a ligação entre fornecedores e consumidores.
Mas não se iluda, o trabalho inicial requer tanta atenção quanto qualquer outro.
Planejamento
Apesar do mercado online ser relativamente recente, a base para abrir seu negócio ainda é a mesma. Algumas perguntas importantes para planejar sua loja virtual são:
Quais são meus objetivos?
O que eu vendo?
Quanto pretendo vender?
Quem é meu público-alvo?
Quem são meus concorrentes?
Quanto tempo e dinheiro investirei?
Com funcionará a logística?
Não permita que sua loja virtualmente lucrativa transforme-se numa estressante dor de cabeça real por falta de planejamento inicial.
Design
Quando dou alguma dica sobre negócios, sempre bato e continuarei a bater nesta tecla: design é quase tudo! Jamais poupe o investimento na parte visual e nas funcionalidades de sua loja. As pessoas compram com os olhos. Essas mesmas pessoas se irritam facilmente com lentidão no sistema, botões que não funcionam. Atraia pela beleza e mantenha os clientes em sua loja virtual pela praticidade do design, até que elas cliquem em “comprar”.
A impressão que o consumidor tem sobre seu produto está diretamente ligada à impressão que ele tem sobre a marca como um todo. Isso inclui: cores utilizadas, organização, facilidade para encontrar produtos, atendimento e estética do ambiente, seja ele físico ou virtual.
Há templates prontos na internet – alguns grátis, outros pagos. Exceto se você for designer, fuja do modelo “faça você mesmo”. Vai tomar muito tempo seu, demorar mais do que previsto, dar muita dor de cabeça e, honestamente, você não terá nenhum retorno além de alguns poucos elogios de familiares e amigos.
Prefira empresas especializadas em construção de lojas virtuais. Você não executaria sozinho o projeto hidráulico, o projeto elétrico, a decoração e a montagem dos estandes de sua loja física, não é mesmo? Por que cargas d´água imaginaria que pode fazer isso com a sua loja virtual, a partir de uma “amostra grátis?
Em cada projeto de e-commerce devem estar envolvidos, no mínimo, três profissionais: webdesigner, programador e redator. Não aceite menos.
Marketing
Criar a loja e deixá-la lá não fará suas vendas crescerem. É preciso desenvolver estratégias de marketing digital para atingir o seu público-alvo. Utilize as redes sociais para encontrar seus possíveis clientes, mostrar seus produtos e encaminhá-los à loja virtual.
Crie sua lista de e-mail marketing, crie um blog, faça ofertas exclusivas para seus seguidores no Facebook e Instagram, divulge seus produtos no WhatsApp.
Mas, atenção: jamais fique enviando apenas fotos de promoções a seus clientes e visitantes. Isso irrita bastante e, na segunda ou terceira mensagem, seu cliente sairá do grupo ou te jogará no inferno dos spams, de onde sua loja jamais sairá.
A internet é o lugar das coisas grátis. A única forma de você conquistar clientes na internet é dando alguma coisa. Dê informação, prêmios, faça seus clientes se sentirem parte de um clube ou comunidade. E a melhor maneira de conseguir isso é criar relacionamento.
Sim, escreva coisas que interessem a eles – e daqui a alguns dias, semanas ou meses, você fará a primeira de muitas vendas para esse cliente conquistado.
Plataforma de hospedagem
O ambiente virtual em que você irá hospedar sua loja precisa estar de acordo com as suas necessidades. É uma decisão tão importante quanto se você fosse escolher o espaço físico do estabelecimento.
Economize na fundação de uma obra real e ela terá o risco de desabar. Escolha fios elétricos não apropriados e prepare-se para enfrentar curtos-circuitos frequentes. Deixe a porta aberta, se quiser receber a visita de ladrões.
Na loja virtual é do mesmo jeito. Há empresários que hospedam sua loja virtual em qualquer servidor. Não adianta nada fazer o melhor design para seu e-commerce e enchê-lo de ótimos produtos, se o servidor não tiver a rapidez necessária, ficar fora do ar com frequência ou, pior, ser atacado por hackers.
O servidor ou Host vai fornecer a infraestrutura para seu e-commerce. Ele deve ser seguro, criptografado, e ter backups diários de segurança. Deve fornecer e-mails, possibilidade de atualização do conteúdo e de campanhas de e-mail marketing etc.
Podemos retornar suas dúvidas em pouco tempo se nos enviar uma mensagem através do WhatsApp!
A Amazon Picture disponibiliza espaço para hospedagem de sites e e-commerce. Você poderá armazenar arquivos, banco de dados e e-mails coletados no seu site. É só dar uma passada lá – e preparar-se para obter lucros reais no mundo virtual.