Amazon Picture

Como conseguir um emprego usando o LinkedIn?

Como conseguir um emprego usando o LinkedIn?

Atualmente, muitas pessoas querem saber o que precisam fazer para conseguir um emprego usando o LinkedIn. Isso porque ter um perfil completo nessa rede profissional se tornou algo necessário para quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

O LinkedIn se popularizou no mundo corporativo e podemos dizer, sem exageros, que  praticamente substituiu o currículo.

Há algum tempo, as empresas até aceitavam currículos por educação, mas os enviavam para uma caixa que ninguém sequer pegava para ler. Hoje, muitas empresas nem se dão ao trabalho de pegar os currículos de papel.

Isso porque o LinkedIn ajuda (e muito!) a otimizar o processo de seleção, tanto das empresas que fazem contratação direta quanto das que terceirizam esse serviço.

Sabendo que as empresas de hoje em dia analisam seu perfil no LinkedIn e as indústrias e CEOs acessam a rede com certa frequência, é melhor se preparar para abraçar aquela tão aguardada oportunidade, não é mesmo?

Quer criar uma página campeã e aumentar suas chances de encontrar uma vaga? Então, continue lendo este artigo e saiba o que sua página precisa conter para mudar sua vida profissional de uma vez por todas.

 

8 dicas incríveis para criar uma boa página e conseguir um emprego usando o LinkedIn

Confira a seguir as 8 principais dicas para criar uma página incrível no LinkedIn e fazer dessa rede profissional o seu currículo e sua grande oportunidade de conquistar uma vaga no mercado de trabalho:

1.      Coloque um boa foto

Escolha um foto de boa qualidade, de rosto, sorrindo, de preferência em um ambiente de trabalho ou com fundo neutro. Precisa ser uma foto profissional que diga muito sobre você e seu perfil.

Jamais deixe seu perfil sem foto ou use uma foto “descolada”. O LinkedIn é uma rede profissional e precisa ser tratado como tal para que os recrutadores levem seu perfil à sério. Por isso, nada de gracinha, foto de corpo todo (fica pequena no espaço e não valoriza o perfil) ou bermuda/biquíni na praia.

 

2.      E uma capa relacionada ao teu serviço

A capa é um espaço importante para dar um destaque para sua profissão e mostrar um pouco mais sobre você. Sempre escolha uma imagem de capa que tenha alguma relação com sua profissão. Se você for um Designer, por exemplo, vale a pena criar sua própria capa e aproveitar o espaço para mostrar um pouco do seu trabalho.

 

3.      Defina o que você faz de forma sucinta (Título)

Não há necessidade de escrever um título supercomplexo como “Gerente Sênior da Área de Suprimentos Industriais”. Seja mais abrangente e um pouco menos específico. Nesse caso seria algo como “Especialista em Logística Industrial”. No campo cargo você pode colocar algo mais específico, mesmo assim, tente ser breve.

Se você deseja conseguir um emprego usando o LinkedIn, jamais se esqueça que você nunca, em hipótese alguma, deve colocar “Buscando recolocação” no seu perfil. Por mais que você esteja precisando de um emprego, essa definição não ajuda em absolutamente nada. Na verdade, isso dificulta que você seja encontrado e diz pouco sobre sua área de atuação.

 

4.      A descrição é essencial

Escreva 5 ou 6 linhas descrevendo o que faz, de uma forma inspiradora. Muitas pessoas não escrevem nada no resumo, o que é um erro, pois esta área auxilia a procura por candidatos.

Descreva resumidamente suas habilidades, de forma a demonstrar um propósito no que faz.
No caso de nosso exemplo, poderia ser: “Como especialista em logística, meu objetivo é  proporcionar um fluxo adequado de insumos à cadeia produtiva das organizações com a qualidade necessária, o menor custo possível e com níveis ótimos de estoque. Com 10 anos de experiência na área, trabalhando em empresas multinacionais de grande porte, sou graduado em Administração de Empresas com MBA em logística”.

Esse é apenas um exemplo de descrição. Pesquise por profissionais que se destacam na mesma área que você e use a descrição deles como inspiração para criar a sua.

 

5.      Participe de grupos

Uma das funções dos Grupos do LinkedIn é expor suas habilidades e competências e quando se está buscando uma vaga de emprego, isso faz toda a diferença.

A exposição nos grupos deve ser parte da sua estratégia para ser visto. Além disso, nesses grupos sempre são exibidas vagas postadas por participantes.

A ideia é participar de grupos ligados à sua área de interesse ou que contenham pessoas que trabalham em empresas onde você deseja trabalhar. Participe debatendo assuntos profissionais e aumente suas chances de chamar a atenção de um recrutador ou contratante e encontrar vagas de emprego.

 

6.      Networking é fundamental não apenas para quem quer conseguir um emprego usando o LinkedIn, mas para a vida!

Diferentemente das outras redes sociais, no LinkedIn, muitas vezes, você cria uma conexão com quem nunca viu na vida. Não precisa ser seu amigo ou conhecido. A ideia é se relacionar com quem interessa profissionalmente.

Por isso, não deixe de interagir com sua rede de contatos. Dê os parabéns a conquistas como um cargo ou emprego novo. Curta e compartilhe artigos de que você goste. Não seja mais um perfil estático que apenas reproduz seu currículo no meio online, seja participativo.

Assim como em outras redes, no LinkedIn você pode seguir perfil de empresas. Assim você acompanha as publicações delas, incluindo vagas de emprego.

Milhares de vagas são publicadas no LinkedIn todos os dias. Você precisa estar no lugar certo e na hora certa para aproveitar uma oportunidade. Quando você passa a seguir as empresas onde deseja trabalha, passa a receber automaticamente notificações sobre suas publicações, o que aumenta suas chances de encontrar a oportunidade certa.

Além disso, essa é uma excelente maneira de ficar antenado no que acontece na empresa de seu interesse e saber mais sobre ela. Isso pode ser um diferencial em uma futura entrevista pessoal.

 

Leia também:

 

7.      Produza conteúdo

Poucos usam, mas há um recurso do LinkedIn muito bem visto por recrutadores e profissionais em geral: a produção de texto.

Com essa ferramenta de postagens, você pode transformar seu perfil em um blog profissional. Faça posts sobre a sua área de atuação e gere autoridade e conquiste o reconhecimento das suas conexões. Dessa forma, você poderá ser encontrado por aquilo que escreve, por sua opinião e por seu conhecimento.

Mas não se esqueça: nada de falar sobre sua vida pessoal! Deixe para falar sobre isso em redes como o Facebook, Twitter ou Instagram. O LinkedIn é uma rede social exclusiva para a vida profissional.

 

8.      Otimize seu perfil para os motores de busca (SEO)

Assim como na publicação de artigos em texto, o Google e outros mecanismos de busca varrem o conteúdo do LinkedIn. Usar palavras-chave em seu perfil e conteúdo pode fazer diferença e fazer com que você seja encontrado em uma pesquisa.

Tente seguir e utilizar as palavras-chave mais procuradas para o seu setor e use isso a seu favor.

 

Conclusão

Se você colocar essas 8 dicas em prática, pode acreditar, suas chances de ser encontrado e conseguir um emprego usando o LinkedIn vão aumentar consideravelmente.

Este é o primeiro texto de uma série sobre a rede que a Amazon Picture desenvolveu para ajudar quem deseja dominar essa rede repleta de novas oportunidades. Os próximos são:

  1. Como contratar usando o LinkedIn
  2. Como usar o LinkedIn para negócios
  3. Como vender pelo LinkedIn

Um deles certamente é o ideal para a sua situação atual e vai ajudá-lo a alavancar sua carreira.

Este artigo foi útil? Deixe um comentário e tire suas dúvidas.

Compartilhe nas redes sociais:

Mais lidas: