Imagine-se caminhando no calçadão de sua praia favorita. O dia está terminando e a vontade de comer um lanche e ir para casa chega de repente. Você simplesmente está cheio de fome!
Quando olha para o comércio local, uma enorme letra M amarela em cima de uma base luminosa vermelha se ergue com força por cima de todas as outras lancherias. Imagens de hambúrgueres aparecem diante de você: o McDonald’s está ali para satisfazer sua fome!
Isso aqui parece texto marqueteiro, não é? Parece mesmo. Mas pense no que está envolvido nessa situação: o que tornou a marca McDonald’s tão impactante e afamada?
Esse é o objetivo de hoje. Vamos conversar sobre como construir uma marca que todos ostentem com orgulho. Vamos analisar porque é importante criar e difundir uma marca. O que sua empresa ganhará com isso? E como você pode efetivar essa ideia ainda hoje!
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Uma marca? Por que?
Todo plano de negócios precisa firmar um norte para seguir seu rumo. Imagine se em vez de certeiro, esse plano demorasse a vingar, colocando sua empresa sob o risco de ser engolida pela concorrência? Isso definitivamente deve estar fora de seu pensamento institucional.
A produção de conteúdo tem o seu valor, e ele é verdadeiramente imenso. Como já mencionamos em outros posts aqui no blog, o impacto que o conteúdo bem feito exerce na impulsão de uma empresa é inquestionável.
Mas, se você trabalha numa instituição que quer pulsar no atual mundo das relações-relâmpago (pessoais e profissionais) que vivemos, é preciso sinalizar ao público – e só palavras não bastam. Uma imagem representativa de sua empresa, a tal “logomarca”, deve convencer o público de que o produto ou o serviço que ela produz valeu a pena. Como se pode alcançar esse nível de engajamento?
O começo de tudo está na marca. Uma logo ou marca (designers não gostão de usar a palavra “logomarca” porque consideram-na redundante) exerce forte influência em seu público-alvo, causando uma reação similar ao desejo do turista do calçadão: ele tem “fome” de consumir um produto ou serviço e a sua marca deve, ao ser avistada, convencê-lo imediatamente de que o que você oferece realmente vale a pena. A marca não só atrai o cliente necessitado como tem o poder de, inconscientemente, “cegá-lo” para alternativas mais próximas, baratas etc.
Quando reconhece sua logo, seu público percebe de forma nítida que sua empresa está ali para ficar e oferecer o que há de melhor. O passo seguinte na mente do observador é associar a imagem com a empresa, motivando-o a interagir com ela.
Uma marca original carimba com força sua presença no mercado
Quando falamos de marca, nos referimos ao visual totalmente original, criado com um objetivo perfeitamente focado e sintonizado com os valores e missão de sua empresa.
Uma logo precisa ser criada, e não pode no mínimo aspecto fazer lembrar outra marca. Talvez você possa pensar que isso beira ao exagero de designers loucos por novos jobs. Mas isso é absolutamente plausível. Quer ver como isso tem a mais pura lógica?
Vamos citar aqui algumas marcas famosas. Tente encontrar na internet marcas similares criadas anteriormente que sejam similares:
- Coca-Cola
- McDonald’s
- Pirelli
- Microsoft
- Apple
Conseguiu? Se sim, precisou se esforçar muito, não é mesmo? O ponto é: sua marca anseia por originalidade se quiser ser respeitada no mercado. Imagine a confusão que seria criada se sua logomarca fosse parecida com alguma já existente, especialmente se essa marca fosse famosa!
Uma presença visual original carimba as metas da sua empresa. Ela marca presença definitiva no mercado, que devido à potência do marketing digital, está cada vez mais competitivo, tanto no B2B como no B2C.
Padrões – a importância deles no desenvolvimento da marca
A própria natureza tem padrões que ajudam a humanidade a identificar certas características distintas. Quer analisar alguns exemplos disso?
Você já ouviu falar na sequência de Fibonacci? Essa ordem estabelecida naturalmente nas coisas vivas que nos cercam e em desenhos sem vida dispostos pelo universo nos ensinam uma lição: quer se fazer entender? Estabeleça um padrão.
Os padrões são muito importantes na linguagem institucional, pois elas passam a mensagem de equilíbrio, coesão e força empresarial. Para testar isso, basta observar como o impacto de uma empresa vender algo é muito mais poderoso do que o indivíduo fazer o mesmo tipo de conversão.
Isso mostra que o ser humano tende a depositar mais confiança num grupo de pessoas do que numa pessoa só. E como você pode passar uma imagem empresarial mais coesa? Através de padrões bem estabelecidos de imagem. É aí que entra a logomarca e todos os benefícios intrínsecos que a acompanha!
De resto, é preciso desenvolver muito bem a marca dentro de várias aplicações. A visualizações repetitiva e impactante dessa logomarca tornará sua empresa reconhecida, confiável e cada vez mais presente aos olhos do público individual e institucional.
Pensando na importância do desenvolvimento de uma marca sólida, preparamos um meio para que você consiga investir uma vez só na projeção dessa marca em larga escala. Até porque, se você sair do calçadão do início deste artigo e entrar no McDonald´s sabe que vai encontrar funcionários sorridentes com o mesmo uniforme, que o cardápio estará na parede logo atrás do atendente na caixa, que seu lanche virá numa embalagem bonita.
Entendeu? Você está com fome e não quer surpresas. Vai fazer o quê? Entrar num estabelecimento conhecido, que tem um padrão de atendimento e de comunicação visual que você já conhece – nem que seja através dos comerciais de TV. Não importa o quão famoso seja o padrão visual, ele começou no papel, com o Manual de Identidade Visual. É por onde você deve começar também.
Manual de Identidade Visual: cada ação é uma maneira de inserção no mercado
Depois de perceber que sua marca é realmente necessária, sua primeira pergunta será: onde eu vou usá-la e divulgá-la? A resposta é simples: em todos os lugares onde ela precisa estar presente.
Toda logo que se preze, precisa ser visto pelos profissionais de design em formato 3D. Isso parece estranho, mas não é uma linguagem simbólica. De todos os ângulos e em todos os formatos possíveis, uma logomarca tem de estar disposta de forma livre e adaptável a diversas plataformas de propaganda.
Isso é necessário para que as seguintes aplicações possam ser atribuídas com o uso dela:
- Impressão
- Inserção
- Adaptação
Para que isso possa acontecer, não basta ir pra frente do seu notebook e com aquela incrível pressa, elaborar uma logo que será a cara da empresa por décadas a fio. É preciso conhecimento de causa e ampla habilidade na criação de arte e de todas as suas amplas aplicações.
Como o Manual de Identidade Visual pode impulsionar uma logo
Um Manual de Identidade Visual vai elaborar diversos formatos para sua logomarca. Desde a aplicação da marca numa simples caneta com o número de telefone da empresa até algo mais impactante como a adesivação em veículos da instituição, os formatos da logomarca precisam ser muito adaptáveis.
Na realidade, para que a marca seja criada, o designer vai fazer um estudo da história de sua empresa, dos produtos ou serviços que ela oferece, da comunicação visual dos concorrentes em seu ramo de atuação, criar uma paleta de cores e formas que melhor se comunique com seu cliente.
Depois de muito estudo e inspiração, o designer (ou uma empresa especializada como a nossa) cria a logo, fundos, pantones, medidas e as possíveis aplicações. É o famoso Manual de Identidade Visual, que dita as regras onde pode ou não pode ser usada a logo de sua empresa.
Imagine a praticidade que sua empresa terá em inserir novos funcionários que usem o mesmo estilo de cartão de visita, a mesma assinatura de email, o mesmo uniforme. Ou seja, as imagens já estão lá, o design é o mesmo, e será necessário apenas mudar o nome do colaborador e seus dados de contato.
Quem receber o cartão de visita perceberá a união de objetivos da empresa, que valoriza e potencializa sua logomarca acima de qualquer outro tipo de imagem.
Além de um cartão de visita personalizado e um veículo adesivado, o Manual de Identidade Visual desenvolvido por nós traz a chamada papelaria, aplicações da logo em:
- Papel timbrado
- Envelope
- Bloco de anotações
- Crachás
- Camisetas
- Uniformes
- Bonés
- Capa de chuva
- Guarda-sol
- Assinatura de e-mail
- Capa de microfone
- Chaveiros
- Grafismos
Ou seja, quanto melhor o trabalho de desenvolvimento de sua marca, mais amplos os tipos de aplicações em que ela estará presente. Isso alavancará o conhecimento do público em geral a respeito de sua empresa.
Contrate hoje mesmo o seu Manual de Identidade Visual
Imagine estabelecer um padrão de comunicação visual que gere forte engajamento com sua empresa!
O valor investido na contratação de um pacote de serviços assim compensa em muito tendo em vista o engajamento e os lucros resultantes dos clientes conquistados porque apreciam um padrão de qualidade visual.
Falando em padrão de qualidade, não cometa o erro de contratar um “lambe-lambe” para desenvolver este trabalho. Não compre também logomarcas “pré-fabricadas” que parecem todas iguais. Afinal, é a sua marca. Tem que ser diferente de tudo, porque ela será chamariz de clientes. Se a sua empresa é a coisa mais importante para você nos próximos anos, a logo é a coisa mais importante de sua empresa.
Contrate um designer com carreira consolidada ou uma empresa especialista neste tipo de serviço. É o primeiro passo para receber um serviço de qualidade. Outra dica importante é acompanhar o processo de produção da marca, para que não haja desvios da sua ideia básica.
Seguindo estes passos, em 30 dias sua empresa terá uma logomarca e um padrão visual digno de exibição. Uma comunicação padronizada entre sua instituição e seu público-alvo aprimorará o conceito que os clientes terão dela.
Percebeu os benefícios de ter uma marca criada da forma correta e com diversas aplicações que alavancarão o seu negócio? Você gostaria de começar a planejar esse investimento visual em sua empresa hoje mesmo? Entre em contato. Será um prazer atendê-lo e entregar um Manual de Identidade Visual que sua empresa e seus funcionários ostentarão com orgulho.