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5 dicas para escolher o melhor orçamento de produção de vídeo

5 dicas para escolher o melhor orçamento de produção de vídeo

Descubra como fazer um orçamento de produção de vídeo

Você já parou para pensar no que é necessário para fazer um orçamento de produção de vídeo? Se você está procurando maneiras de aumentar os resultados do marketing digital de seu negócio, os vídeos são um bom caminho. No entanto, com uma audiência cada vez mais exigente, apenas publicar qualquer vídeo não é mais eficiente. 

Vídeos e animações profissionais são feitos especificamente para gerar resultados. Não é à toa que a busca por produtoras de vídeo tem aumentado nos últimos anos. E é nesse momento que muitas empresas se perguntam: como fazer um orçamento de produção de vídeo e contratar a produtora certa? 

Se essa é a sua dúvida, não se preocupe. Reunimos algumas dicas fundamentais que vão ajudar você a entender como fazer o orçamento e investir na produtora ideal para seu projeto de maiores resultados em menor tempo não ter erro. Confira!

Orçamento para produção de vídeo varia de acordo com duração e equipe.

Afinal, o que é um orçamento de produção de vídeo? 

Primeiro, é importante entendermos o que exatamente é o orçamento de produção de vídeo. Ao contrário do que alguns imaginam, não se trata apenas do valor cobrado por uma produtora para a entrega de um vídeo ou animação. Vai muito além disso. 

Não existe um orçamento fixo, que atenda todo tipo de produção de vídeo, e isso é um fato. O orçamento pode variar de acordo com o tempo de vídeo, complexidade do mesmo ou mesmo formato. Por isso, antes mesmo de pensar em um orçamento, temos o briefing, alinhando todas as ideias do cliente com a produtora.  

Vídeos animados, por exemplo, costumam ser mais em conta do que os vídeos com captura de imagens ou depoimentos na empresa do cliente. Isso porque esses últimos necessitam de mais equipamentos e profissionais, como câmeras, iluminação, diretor de fotografia, operador de câmera e produtor, além naturalmente do pagamento do cachê de atores, alimentação etc. 

Mesmo tendo isso em mente, existem alguns cuidados que podem ajudar você a fazer a melhor escolha. No próximo tópico, confira alguns dos passos mais importantes na hora de procurar por um orçamento de produção de vídeo!

5 passos para escolher o melhor orçamento de produção de vídeo

Procurar por uma produtora de vídeo eficiente pode ser um desafio, e nós sabemos disso. Às vezes, o empreendedor não possui muita noção do que é levado em consideração na hora de montar um orçamento para produção de vídeo. Abaixo, confira os 5 passos que você precisa dar para que a sua decisão recaia sobre a produtora de vídeo ideal para o seu projeto!

1. Saiba o que a sua empresa quer da produtora de vídeo 

Essa é uma das dicas mais importantes, ainda que você não imagine isso. Ao decidir aplicar vídeos e animações na sua estratégia de marketing, você precisa ter claro em mente o que espera da produtora de vídeo. 

Por exemplo, você espera que a produtora faça o roteiro do vídeo? O vídeo será animado ou filmado?  E, principalmente, você tem que responder a três perguntas que vão ajudar a montar não só o orçamento de produção de vídeo como o próprio roteiro do vídeo: 1) Qual o público que você quer atingir? 2) Qual a mensagem que você quer passar? 3) Onde você vai usar o vídeo (canal de distribuição)?

Sim, são muitos detalhes. Mas o quanto antes você pensar neles, melhor será o alinhamento com a produtora de vídeo. Procure deixar claro o que espera da produtora. 

2. Defina um objetivo para o vídeo ou animação 

Da mesma forma, um problema comum é a empresa decidir fazer um vídeo, mas não saber exatamente o objetivo dele. Isso é ainda mais importante caso você opte por deixar o roteiro nas mãos da produtora de vídeo. 

É essencial que você seja claro ao expressar exatamente o que deseja com o vídeo. Ele servirá para explicar mais detalhes sobre um produto? Será um informativo? Um vídeo institucional? Um vídeo de treinamento?

Confira a equipe que será usada num orçamento de produção de vídeo. Quanto mais profissionais, melhor a qualidade. Fuja do “profissional” que faz tudo sozinho

3. Verifique o portfólio e proposta da produtora

Claro, se você tem mais ou menos uma ideia do que deseja com o vídeo, seu próximo passo é analisar o portfólio da produtora. Buscar por produtoras experientes, que contem com profissionais com anos de mercado, vai fazer toda a diferença. 

Além disso, busque saber se a produtora tem experiência com o tipo de vídeo que você quer produzir. Não caia na tentação de escolher o orçamento com o menor preço.

Use e abuse do Google. Pesquise “produtora de vídeo” e clique nos primeiros resultados depois dos anúncios pagos (ninguém faz propaganda pra falar mal de si). Visite o site das produtoras, veja os comentários, pegue referências com clientes que já trabalharam com a produtora de vídeo.

Assim, você não só terá a garantia de que está investindo seu dinheiro sem risco como terá a certeza de que a qualidade do vídeo que receberá será a melhor possível. Este cuidado é essencial, porque, acredite,  existem “produtoras de vídeo” que pegam adiantamento do cliente e costumam dar uma canseira na hora de entregar o serviço.

4. Defina um prazo e cronograma com a produtora 

Além disso, antes de fechar o orçamento para produção de vídeo, verifique o prazo junto com a produtora. Dependendo do tipo e da duração do vídeo, o cronograma de entrega varia bastante, e você precisa ter isso em mente. 

O ideal é que todos os detalhes do cronograma sejam fechados durante o orçamento. Assim, você sabe exatamente o que esperar do trabalho da produtora, e os prazos ficam definidos com clareza. Inclusive, leve esses prazos em consideração na hora de optar por um orçamento. 

5. Priorize a qualidade e entrega rápida 

É comum que apareçam orçamentos muito abaixo do preço praticado no mercado. Pode ser que você ache essa proposta tentadora, mas é recomendado desconfiar fortemente destes preços. Aqui sim, o barato costuma sair caro. 

Muitas vezes, estes orçamentos mais em conta trazem embutidos um dos dois problemas a seguir:

1. A “produtora de vídeo” exige um adiantamento geralmente para pagar o pessoal terceirizado e, quando recebe, acaba não se comprometendo com o cronograma firmado durante o orçamento; 

2. Os orçamentos baratos são feitos por “profissionais” amadores, que fazem tudo sozinho, do roteiro à filmagem, da locução à edição.

Nos dois casos, o resultado é um só. O “vídeo profissional” vai parecer produzido pelo filho do vizinho da prima do pipoqueiro da esquina. Você vai passar raiva e, provavelmente, fique com vergonha de exibir o vídeo em público.

Optar por um bom custo benefício significa associar qualidade, preço justo e prazo de entrega interessante. 

Nem sempre o menor preço é acompanhado de qualidade, ou mesmo de entrega no prazo, e isso é um problema. Por isso, antes de mais nada, priorize a qualidade que visualizou no portfólio da produtora. O resto – preço e prazo – geralmente é questão de negociação. 

Agora, você sabe exatamente tudo o que precisa para fazer um orçamento de produção de vídeo! Quer ter acesso aos melhores profissionais e custo-benefício? Converse com um de nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar!

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