Treinar funcionários com o PowerPoint faz parte da rotina de muitas empresas há mais de 30 anos. Para alguns funcionários do RH, só ouvir falar do aplicativo é motivo para estresse. E é bem provável que diversas reclamações tenham chegado ao seu ouvido sobre esse assunto.
O processo de seleção de funcionários foi bem minucioso, atendendo as exigências da empresa. Agora, você que comanda o RH deve iniciar a etapa de integração deles à rotina de trabalho. Isso pode ser um pouco desgastante, pois treinar funcionários com o PowerPoint exige plena atenção, tempo e uma dose extra de paciência.
Apesar de entender como isso pode contribuir diretamente para melhorias no processos dentro da empresa, você começa a se questionar sobre o uso do PowerPoint a todo momento. E, de repente, se lembra de um amigo que trabalha em outra empresa comentando sobre o uso de vídeos de integração.
Ele falou com entusiasmo sobre como esse novo recurso foi prático e fez com que seu dia de trabalho no RH rendesse muito mais. O impacto que o vídeo causou na empresa em que ele trabalha foi incrível, animando os novos colaboradores e o setor dele recebendo elogios de outros departamentos!
Pensando nisso, passou pela sua cabeça agora recomendar esse novo método de integração em sua empresa. Primeiro porque reduziria seu trabalho e estresse drasticamente, depois porque todos sabem – principalmente os cientistas – o poder do vídeo, que retém muito mais na memória das pessoas do que qualquer outra forma de comunicação criada até hoje.
Mas você precisa de argumentos para apresentar a ideia. Foi por esse motivo que preparamos este post. A partir de agora, vamos te municiar de fortes razões pelas quais treinar funcionários com o PowerPoint é perder tempo e (muito) dinheiro! Confira:
- Atualize-se
Quando muitas empresas bem sucedidas ajustam seus processos, isso pode servir de modelo empresarial para outras instituições. Treinar funcionários com o PowerPoint já foi apenas uma questão de melhoria nos processos de integração. Desde que foi criado, em 1987, o famoso PP ajudou a divulgar a missão, os valores e os objetivos fundamentais da empresa em que você trabalha. Mas passou da hora de aposentá-lo.
O RH pode ser definido como uma força pulsante dentro da empresa. Ali estão as maiores expectativas em relação ao crescimento e à qualidade da produção ou da prestação de serviços oferecida ao público.
Portanto, se abandonar as apresentações em PowerPoint e substituí-las por vídeos de integração impactantes, você estará mandando um ‘recado’: os novos colaboradores, que foram aprovados nos sistemas de seleção das vagas, agora fazem parte de uma empresa comprometida com os avanços tecnológicos.
- Otimize o tempo
A timeline da vida de um gerente de RH é bastante intensa. A busca por novos funcionários e o atendimento prestado à equipe que já está atuando nos diversos setores da empresa toma muito tempo.
Isso significa que mostrar vídeos de integração é uma decisão assertiva. Treinar funcionários com o PowerPoint tende a tirar tempo demais. Imagine como seria cansativo mostrar essas apresentações uma após outra num período mais intenso de contratações.
À medida que você se vê preso dentro da sala de integração da empresa, seu serviço fica limitado. Não há mais tempo para cuidar das necessidades e demandas dos atuais funcionários e o estresse só tende a aumentar.
Um vídeo de integração otimiza como nunca o tempo investido no processo de integração da empresa! Até porque você não precisará fazer a apresentação em Power Point – nem qualquer outro gerente. Um funcionário do RH só precisa apertar o play do aparelho de DVD e, depois do vídeo, responder dúvidas dos funcionários (que geralmente giram sobre transporte, crachá, plano de saúde, salário etc)
- Cause impacto
Não é novidade que vídeos causam um impacto muito maior na mente humana do que qualquer outro recurso visual. Portanto, se você continuar a treinar funcionários com o PowerPoint, o impacto na mente deles será consideravelmente menor.
Um vídeo pode apresentar imagens vívidas dos processos que eles verão nos próximos dias de trabalho. As imagens sem vida projetadas pelo PowerPoint costumam causar cansaço mental e a sensação de que essas sessões de integração nunca acabarão!
Produzir vídeos de integração causará um impacto muito mais efetivo e profundo!
- Facilite a rotina
Como têm sido sua rotina na empresa nos últimos meses? É provável que a quantidade de trabalho possa estar começando a te esgotar. Isso exige mudanças imediatas!
Para deixar sua rotina no RH mais suave, pense seriamente em substituir apresentações em PowerPoint por vídeos de integração. O seu único esforço será organizar os novos funcionários na sala de reuniões, explicar em poucos segundos o que o vídeo vai apresentar e apertar o Play.
Quaisquer perguntas poderão ser levantadas e respondidas após o vídeo. Isso é bem mais simples do que interromper a todo momento sua apresentação em slides. Facilite a sua rotina de trabalho incluindo vídeos para integrar novos colaboradores à empresa!
- Reduza custos
Para preparar apresentações em slides, você precisaria reservar um tempo considerável do seu trabalho. Quais sãos os resultados a médio e longo prazo desse desvio de tempo? Custos!
Sim! Quanto mais tempo dedicado ao envolvimento em preparar materiais atualizados para treinar os novos, mais aumentará sua correria para fechar projetos em aberto.
Ou seja, ao passo que treinar funcionários com o PowerPoint desperdiça tempo, usar vídeos amplia as chances de realizar melhor suas tarefas no RH!
- Padronize a informação
Informações precisas ajudam novos colaboradores a entender como a empresa cresceu no decorrer dos anos. Esse histórico, quando repetido em vídeo a todos os novos membros da empresa, ajuda a criar um padrão de informações.
Quando apresentações de slides em PowerPoint são exibidas, a sessão de integração pode assumir um aspecto mais pessoal. Pode surgir informações desencontradas, caso as perguntas levantadas pelos novos funcionários fujam dos pontos que precisam ser destacados.
Isso não ocorre com vídeos, que ao serem exibidos em cada sessão, exercem um poder mais padronizado em questão de conteúdo.
Concluindo esse post, gostaríamos de lhe perguntar:
- Como gerente de RH, sente uma necessidade crescente de atualizar os processos de integração da sua empresa?
- Está precisando otimizar seu tempo e sua rotina, para gerir melhor seus processos?
- Suas sessões de integração precisam causar um impacto mais profundo na mente dos novos funcionários?
- ‘Economia’ é a palavra da vez nas conversas internas do Setor de RH?
- Você percebe que os novos colaboradores precisam de um conteúdo de integração mais conciso e padronizado?
Se suas respostas são positivas, recomendamos fortemente que você entre em contato conosco hoje mesmo! Faça uma cotação para prepararmos um vídeo de integração de alta qualidade para sua empresa.
Sua decisão resultará em grandes melhorias para sua empresa, com resultados extremamente positivos em sua rotina de trabalho!