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Como fazer a análise de monitoramento das novas mídias: saiba ou fique para trás!

Como fazer a análise de monitoramento das novas mídias: saiba ou fique para trás!

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A estratégia de monitoramento de mídia se tornou uma ferramenta essencial para empresas que querem ter bons resultados em suas ações de marketing e comunicação.

O monitoramento de mídia nada mais é do que uma avaliação de como o público enxerga seu produto ou serviço. Este trabalho permite que você entenda as necessidades de seus clientes e melhore suas estratégias de divulgação da marca.

 

Análise de Monitoramento

Se você já tem experiência com análise de monitoramento, deve saber que o número de dados colhidos vai muito além do que se pode analisar. Por isso, você precisa saber o que é necessário monitorar.

Para que você possa aperfeiçoar seu monitoramento de mídia com maestria, este artigo apresenta uma análise de métricas essenciais para garantir o seu sucesso nas mídias digitais:

 

1. Acompanhamento de dados

Para garantir a interação dos seus clientes com a sua marca, você precisa estar ciente que para cada meio de comunicação existem dados diferentes a serem analisados. Por exemplo:

  • Blog ou site: tempo de permanência dos usuários e quantas vezes eles visitam seu site
  • Redes Sociais: curtidas, reações, compartilhamentos e comentários
  • Vídeos: número de visualizações e tempo de visualizações
  • Email Marketing: taxas de abertura e taxas de cliques

Somente depois desta mensuração você saberá se seu conteúdo realmente é relevante e se suas ações de marketing estão sendo efetivas.

 

2. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

É por meio desta ferramenta que você vai saber quanto está investindo para conquistar um cliente. O cálculo é bem simples. Basta somar todos os gastos direcionados ao marketing e dividir pela quantidade de clientes conquistados.

Medir o custo de aquisição de clientes permite que você saiba quais canais são mais eficientes para o seu negócio (SEO, Facebook Ads, Email Marketing, etc).

Além disso, por meio desta estratégia, você consegue adquirir mais clientes com um investimento mais baixo.

 

3. Retorno sobre o Investimento (ROI)

O cálculo de retorno sobre o investimento também é simples e muito eficaz para melhorar seus resultados frente aos investimentos em marketing. O cálculo considera a receita gerada pelo seu negócio e a divide pelo valor destinado ao marketing.

Esta é a melhor ferramenta para mensurar os resultados que o marketing oferece para a sua empresa. Calcular esse retorno garante o aperfeiçoamento de suas estratégias, gerando resultados cada vez mais positivos.

Combinando as métricas do CAC e do ROI, você saberá exatamente em que canal e em que momento investir. Além disso, por meio dessas ferramentas você poderá mensurar o chamado “ciclo de vida do cliente”. Assim, saberá não só o quanto investiu para conquistá-lo, mas também o quanto este cliente vale a um prazo mais longo.

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4. Monitorar vários tipos de mídia

Se a sua intenção é alcançar o sucesso por meio do marketing digital, é necessário que você saiba utilizar algumas ferramentas.

A seguir, estão listadas as principais ferramentas de monitoramento que poderão auxiliar no seu cotidiano para monitorar vários tipos de mídia.

  • Google Analytcs: ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, para acompanhar o comportamento dos visitantes do seu site/blog. Você poderá saber a localização geográfica, o tempo de permanência na página, entre outros resultados
  • Alertas do Google: outra ferramenta gratuita do Google, permite acompanhar as notícias da sua marca, monitorando sites, blogs, vídeos. Outra vantagem é que você também pode monitorar a concorrência
  • Keyword Planner: mais uma ferramenta gratuita do Google que oferece uma estratégia de SEO. Ela serve para descobrir o volume de busca de palavras-chaves específicas, assim como indicações de palavras-chaves relacionadas.
  • SEMRush: monitora o desempenho de palavras-chaves orgânicas
  • Facebook Ads: Os anúncios patrocinados no Facebook podem aumentar sua visibilidade e gerar maior interação do público com sua marca. Por meio dele, você consegue mensurar os resultados de seu investimento na rede social

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  • Mailchimp: ferramenta que vai auxiliar no email marketing. Além de enviar as campanhas, você terá relatórios detalhados
  • Survey Monkey: Essa ferramenta possibilita a criação de pesquisas. Com ela, você poderá saber a opinião de seus clientes sobre suas redes sociais, sites, campanhas, etc
  • Reportei: o aplicativo unifica os dados disponíveis no Facebook, Instagram e Analytics, agilizando a criação de relatórios
  • RD Station: permite gerenciar ações de marketing e monitora o relacionamento do cliente nas redes sociais
  • Zubit: permite identificar os usuários mais influenciados pela sua marca. Também reconhece as palavras usadas para se referir à sua marca e a de seus concorrentes
  • Buss Monitor: permite criar relatórios e a visualização de dados é em tempo real. Também tem ferramentas de atendimento ao cliente e compara suas mídias sociais com as dos concorrentes

Essas são apenas algumas ferramentas que podem ajuda-lo a aperfeiçoar seu monitoramento de mídia. Vale lembrar que novas ferramentas e métricas surgem diariamente e que são fáceis de serem encontradas na internet. Fique sempre antenado nas novidades.

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Monitoramento das mídias

Monitoramento Errado x Monitoramento Certo

Um bom monitoramento é essencial para que seu negócio tenha espaço e bom desenvolvimento nas mídias. Existem alguns erros cometidos ao utilizar essa estratégia que devem e podem facilmente ser evitados.

 

1. Não ter planejamento

A falta de planejamento impede que qualquer ação de marketing tenha sucesso. Você deve saber quais são seus objetivos como empresa e em quais canais a sua marca deve estar.

2. Não conhecer o seu público

A sua marca nunca vai conseguir produzir conteúdos de qualidade que convençam o cliente se você não sabe a que público atender. Antes de qualquer ação, conheça as características e necessidades de seu público-alvo.

3. Não organizar seus resultados

Uma empresa que utiliza as ferramentas de métricas, mas que não sabe como organizar seus resultados, está completamente perdida. Os relatórios são fundamentais para fazer comparações de desempenho e melhorar o planejamento.

4. Não apresentar os resultados

De nada vale sua empresa ter inúmeros relatórios de monitoramento de mídia, se os resultados, positivos ou negativos, não são apresentados à equipe. Demonstre que a sua empresa está chegando aos objetivos e incentive todos a trabalharem para garantir o sucesso da marca.

 

A análise feita neste artigo vai, com certeza, aperfeiçoar seu monitoramento de mídia e trazer resultados surpreendentes para sua marca!

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a gente. O importante é que você faça o monitoramento das novas mídias sempre. Melhor ainda. Deixe que a gente faça esse monitoramento por você sempre. É só nós convocar agora mesmo através do WhatsApp!

 

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