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6 pecados imperdoáveis do vídeo institucional que você precisa evitar a todo custo

6 pecados imperdoáveis do vídeo institucional que você precisa evitar a todo custo

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vídeo institucional

Uma das ferramentas mais utilizadas por organizações e empresas dos mais diversos segmentos e nichos é o vídeo institucional. Com o objetivo de informar, esclarecer e se aproximar de seus clientes, esse recurso é cada vez mais utilizado, já que a crescente popularização das plataformas de streaming se consolida não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Fundamentais para uma boa comunicação com clientes, colaboradores e fornecedores, os vídeos institucionais podem se tornar um tiro pela culatra se alguns cuidados essenciais não forem observados.

Relacionamos a seguir alguns pecados imperdoáveis do vídeo institucional que devem ser evitados, a fim de garantir a efetividade e o sucesso deste recurso.

 

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1. Deixar o planejamento de lado

Se cada procedimento ou estratégia da empresa deve ser minuciosamente planejada para que se obtenha êxito, com o vídeo institucional não seria diferente, não é mesmo?

Um dos maiores erros em vídeos institucionais está em sua origem, ou seja, na falta de um bom planejamento.

Prever cada etapa, ter clareza e precisão em cada escolha e cumprir o planejamento e o cronograma é fundamental. Um bom roteiro é a base do sucesso de qualquer produção. Além disso, seguir as etapas determinadas ajuda a:

  • Diminuir custos
  • Diminuir o tempo de gravação
  • Evitar surpresas negativas, emergências ou stress
  • Racionalizar a produção
  • Potencializar a relação custo X benefício
  • Aumentar a qualidade final do vídeo institucional

 

 2. Optar por uma produção de fundo de quintal

Um dos maiores e mais comuns erros é achar que é melhor um vídeo de qualidade duvidosa do que vídeo nenhum. Esse equívoco, causado muitas vezes pela pressa e pela urgência do gestor ou do responsável interno pela produção, pode trazer consequências trágicas.

A produção do vídeo institucional é diferente do vídeo caseiro feito no fim de semana com os amigos e com a família. Até por ser extremamente popular atualmente, a qualidade dos vídeos é facilmente identificada e qualificada pelos espectadores, que conseguem diferenciar uma produção caseira de um vídeo institucional profissional.

Para garantir qualidade profissional, só mesmo contratando uma produtora especializada em vídeos corporativos. Entregar a produção a um funcionário que produz vídeos para o Youtube ou que acabou de fazer um curso de edição é meio caminho andado para o fracasso total de público e crítica.

Pior só mesmo contratar o “eupresa”, um “profissional especializado” que faz o roteiro, filma, edita, grava a locução e, se preciso, ainda atua como figurante na “produção”.

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3. Produzir vídeos muito longos

Muitos vídeos encontrados na internet, sejam eles institucionais ou não, sofrem com esse problema: são muito longos. A velocidade da internet e a rapidez no compartilhamento de informações e conhecimento fizeram com que a atenção dos internautas ficasse reduzida a conteúdos curtos e precisos.

É muito comum encontrar esse tipo de erro em vídeos institucionais, seja por falta de experiência da equipe ou por um roteiro que não leve essa questão em consideração.

Assim como um bom filme, um bom vídeo é aquele que, quando termina, a pessoa diz: “poxa, já acabou”. É sinal de que ele estava apreciando o momento – e, por conseguinte, a mensagem que o seu vídeo institucional estava passando.

Para poder corrigir esse problema tão comum, algumas dicas são importantes:

  • Revise o texto do roteiro quantas vezes forem necessárias.
  • Evite textos grandes e confusos. O roteiro deve ter frases curtas, ordem direta.
  • Lembre-se que falar é diferente de escrever, portanto, a linguagem precisa ser clara e precisa.
  • Contrate profissionais especializados na escrita e na redação desse tipo de conteúdo específico.

Independente de quanto você tem a dizer sobre sua empresa, resuma tudo. Um bom vídeo institucional terá sempre de 3 a 6 minutos e mostrará a história da empresa, seus produtos, sua estrutura e suas preocupações com segurança e segurança e suas ações socioambientais.

 

4. Não ter o cuidado necessário com a captação de áudio

Um erro comum encontrado nos vídeos institucionais é o descuido com a qualidade do áudio do material produzido. Muitas vezes, a equipe responsável se concentra mais na qualidade de imagem, nas locações e na estética visual e negligencia o áudio que será captado.

Para que a mensagem do vídeo seja corretamente entendida e absorvida é preciso clareza na emissão e qualidade no equipamento, pois assim, os espectadores poderão ouvir tranquilamente o que se pretende transmitir.

É importante que esse cuidado se estenda também aos efeitos sonoros usados, como trilhas e outros tipos de efeitos de som e quebra de som, para que todo o áudio seja limpo, preciso e extremamente agradável.

A narração do áudio também precisa ser bem cuidado, e é imprescindível contar com a voz de locutor profissional ao invés de usar algum colaborador. A leitura e narração de textos em vídeos tem características específicas, e dificilmente alguma pessoa da equipe terá esse tipo de formação ou estrutura – o áudio profissional é gravado em estúdio com acústica perfeita, sem reverberação ou ruídos estranhos.

Lembre-se de que essa locução profissional será, literalmente, a voz de sua empresa ou empreendimento.

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5. Desprezar os mecanismos de busca

Um equívoco muito recorrente na produção de vídeos institucionais é deixar de lado os mecanismos de busca. Para ser encontrado por internautas que buscam assuntos como aquele que trata o seu vídeo institucional, é preciso que ele seja otimizado para esses mecanismos como o Google e outros buscadores.

Para a correção desse problema, no momento da postagem do vídeo, o correto é criar as tags e palavras-chaves que poderão ser encontradas por outras pessoas que tem interesse no mesmo tipo de assunto.

Esse ranqueamento depende de diversos fatores, mas o principal é facilitar a busca a partir do uso de palavras precisas que irão direcionar a busca para a sua postagem.

 

6. Apelar para o “jeitinho”

Dentre os diversos erros que foram apontados, o maior dos pecados imperdoáveis do vídeo institucional é apelar para o conhecido “jeitinho brasileiro”. Esse erro pode estar em qualquer uma das etapas da produção do vídeo, desde o planejamento até sua finalização, e deve ser evitado a todo custo.

Usar um material mais barato com a intenção de diminuir custos ou chamar aquele parente que “entende” de vídeos, pode ser uma péssima decisão.

É fundamental que todas as etapas sejam tratadas com seriedade e profissionalismo, afinal, um vídeo descuidado e amador pode ter o efeito contrário daquele imaginado inicialmente.

São muitos os exemplos de vídeos errados na internet, que acabam virando motivo de chacota e afetando diretamente a credibilidade da empresa, do empreendimento e até mesmo das pessoas envolvidas.

Mas você sabe como evitar isso, né? Procure no Google uma empresa que tenha sede, número de telefone, que esteja no mercado há um bom tempo. Quanto maior o tempo de mercado, maior o indício de que a empresa é boa, confiável e maior também o portfólio de vídeo feito – por sinal, jamais se esqueça de ver o portfólio da empresa antes de contratar.

Logo, deixe de lado as improvisações e considere o vídeo institucional uma poderosa ferramenta para alavancar seus negócios e empreendimentos. Mas, para obter esse resultado, é preciso ser organizado, profissional e criativo.

Assim, a empresa será bem representada e reconhecida, aumentando o volume de negócios e o sucesso estará mais próximo. Considere essas dicas e bom trabalho! Será um prazer atender você pelo WhatsApp e lhe dar mais informações!

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