Nove dias – você imaginaria que com tão pouco tempo o site de sua empresa poderia parecer incrível para seus clientes?
É verdade, faz tempo que eles reclamam que o site de sua empresa parece estar ‘mofando’ por falta de novidades, de um visual atrativo e daquele problema com nome complicado que torna possível acessá-lo de um dispositivo móvel… como é mesmo o nome? R-E-S-P-O-N-S-I-V-O… Isso! Responsivo! Seu site precisa também ser responsivo, ou acessível de qualquer dispositivo!
Por isso, agora você vai entender que não precisa ser uma Mago da Web para fazer mágica e tornar seu site incrível em apenas 9 dias. Basta um upgrade de atitude virtual, que está ao seu alcance mais fácil do que imagina!
1º DIA
Tornar um site incrível – ou criar do zero um site incrível – não demanda caminhões de dinheiro. Pelo contrário, muitos recursos do mundo virtual estão à nossa disposição gratuitamente ou por um valor simbólico. Vamos começar a jornada? No primeiro dia, você precisa “preparar o terreno”:
- Domínio
No site br você consegue adquirir o direito de uso de um domínio por apenas R$ 30,00/ano. Um domínio é o endereço de URL que seu site terá. Em termos mais simples: é aquele endereço digitado pelos visitantes na caixa superior do navegador. Alguns domínios bem famosos são: facebook.com, google.com, globoesporte.globo.com, r7.com e tantos outros. Você pode optar por domínios que remetam o visitante ao Brasil, como por exemplo: americanas.com.br, soubararto.com.br, etc. Quanto mais anos você desejar usar o domínio, mais barato ele se torna.
- Hospedagem
Depois que você adquire os direitos de uso de um domínio, ou endereço web, agora você precisa escolher onde seu domínio ‘vai morar’, ou se hospedar. Para isso, há uma infinidade de opções na internet. Algumas empresas oferecem domínio grátis e um preço bem baixo pela hospedagem; outras fazem o contrário. Veja alguns exemplos das empresas de hospedagem (host) mais procuradas no Google: Locaweb, Godaddy, Hotel da Web, Hostinger, HostGator, KingHost, entre outras. As plataformas dessas empresas possuem atendimento online durante boa parte do dia. Assim é possível se informar muito bem!
- Layout
Uma das preocupações válidas de uma empresa é tornar seu site atraente. É por isso que uma das atividades de design que mais cresce é o desenvolvimento de templates diferentes e atrativos. Um template, ou tema, unifica o visual de todo o seu site. Isso tira aquele antigo susto que alguns visitantes tinham quando acessavam páginas diferentes do mesmo site, e faz com que a experiência de uso seja agradável em qualquer ‘canto’ da plataforma. Há vários sites que oferecem versões gratuitas e pagas de templates para os mais diferentes tipos de produtos, serviços ou gostos. Aqui estão alguns deles:
– Lista com 150 temas grátis para WordPress
– Lista com 50 temas responsivos
– Lista com 32 temas grátis para Marketing de Conteúdo
– Lista com 55 temas profissionais para WordPress
Com essas listas é possível ter diversas opções de escolha, para criar um layout atraente e que aumente o desejo do visitante conhecer ainda mais a sua plataforma empresarial.
2º DIA
Agora é hora de criar seu relacionamento com os clientes nas redes sociais. Existem diversos tipos de plug-ins que podem ser usados para sincronizar seu site e blog com as mais diversas redes sociais. Porque seria prático fazer isso?
Quando o visitante do site percebe que existe integração do site com o Facebook, por exemplo, é bem provável que na mesma hora ele curta a fanpage da empresa, para saber das novidades na palma da mão logo que estas ficarem disponíveis.
E isso não deve ser feito apenas com o Facebook. Redes Sociais em franco crescimento como o Instagram e o Google Plus e o ascendente Twitter não podem ficar de lado. Se possível, integre o site a redes sociais profissionais, como o Linkedin.
3º DIA
Agora seria uma bora hora para rechear de imagens e vídeos o site da empresa. Prepare fotos em alta resolução da empresa, da fachada, da linha de produção, de lojas, suba no site fotos panorâmicas, vídeos corporativos, entre outros aspectos voltados ao design visual. Dê ao site uma identidade profissional ampla e estabelecida. Isso não exige muito tempo e pode se tornar algo muito agradável de fazer!
4º DIA
O quarto dia seria ótimo para pensar naquilo que mais fará diferença para que seu site tenha visualização na internet.
Você já ouviu falar a respeito de mecanismos de busca? Se não, é só pensar no Google, o mais famoso e consolidado de todos. Toda pessoa que busca alguma informação na internet já deve ter usado a famosa caixa de pesquisas do Google. O resultado? Uma lista de sites, blogs, páginas e redes sociais com a palavra ou expressão procurada.
É isso mesmo o que você deve ter pensado: é possível manter seu site ou blog nos mais ranqueados resultados do Google. Como? As estratégias para isso não cabem na palma da mão. Mas entre várias delas, uma que que tem mais força envolve compor seu blog ou site levando em conta o tão aclamado SEO. A ‘sigla apalavrada’ em português vem do inglês Search Engine Optimization.
A ideia é que seu site atenda às mais recentes especificações do Google para que seja bem ranqueado na lista de resultados que o buscador mostra aos visitantes. Levar em conta o SEO de seu site envolve:
- Usar as melhores palavras ou expressões chave dentro do seu nicho.
- Nomear as imagens e vídeos de sua plataforma em conformidade com suas palavras-chave mais usadas.
- Usar títulos e subtítulos secundários que incluam esses mesmos termos.
- Usar ‘URL’s amigáveis’.
Trabalhar focado no SEO pode te ajudar a subir nos resultados de pesquisas orgânicas (não-pagas) de uma forma impressionante a cada semana!
5º DIA
Algo extremamente essencial para tornar o site de sua empresa incrível em apenas 9 dias é carrear tráfego para ele através de um blog? Como isso pode ser feito?
Num primeiro momento você pensou no site institucional da empresa, com informações técnicas, profissionais transmitidas num ambiente virtual mais informal, sério.
Agora, no quinto dia, sua mente precisa conduzi-lo em outra direção. Está na hora do blog, que conterá informações diferenciadas sobre seus produtos e serviços.
Por exemplo, você vende produtos de limpeza industriais? Já pensou em abrir uma aba num blog para que clientes satisfeitos façam vídeos curtos onde falam sobre o sucesso que tiveram em algum tipo de limpeza usando o produto?
Sua loja virtual de vinhos está muito formal? Que tal um blog onde colaboradores escrevem sobre a origem dos mais diversos tipos de uvas, vinhos, sucos de uva ou como eles fazem as mais diversas receitas utilizando sua matéria prima?
Isso, é hora de inovar. Tire tempo para listar ideias e começar a criar espaço virtual em seu blog. Mais uma vez: se tiver dificuldade com programação, contrate profissionais referendados ou empresas estabelecidas e idôneas para ter uma solução rápida (em vez de dor de cabeça) e firmar seu pé direito nesse mundo que cresce mais e mais a cada dia!
6º DIA
Antes de começar a produzir conteúdo ou contratar produtores desse tipo de marketing, pense na linguagem que deve ser usada em suas plataformas de contato com o público.
Por exemplo, direções como visão, missão e valores, precisam ser bem claros na sua plataforma. Quando visita um site ou blog, você não procura imediatamente entender quem está falando, porque e como?
Justamente por isso, o que você propaga precisa ter direção assertiva! Pense muito na linguagem que vai adotar em seu site institucional, assim como em quaisquer blogs, canais do Youtube ou redes sociais que decida colocar para rodar na web!
7º DIA
Plante! Plante! Plante! E colherá no tempo devido! Esse conceito de visionar as coisas a médio e longo prazo é importante para impulsionar seu site ou blog. Assim, no sétimo dia, para e reflita nos tipos de fóruns, grupos das redes sociais e canais em que começará a plantar as ideias de seu negócio.
Interaja com os participantes, entendendo, questionando e respondendo a todas as perguntas que lhe fizerem. Quando não souber algo, diga isso, procure a resposta e apresente a quem lhe perguntou. Isso gera um forte vínculo de ajuda – a ‘atitude mãe’ do bom empreendedor!
É claro que um call to action sempre é bem colocado, a fim de que seus seguidores venham matar a curiosidade nas plataformas em que você já produziu conteúdo.
8º DIA
Depois de uma semana já é hora de colocar lenha na fogueira. Investir aos poucos é saudável e faz você crescer no mundo digital.
Atitudes engajadas com o Google Adwords, Facebook Ads, entre outros, pode começar a tornar seu negócio mais aparente no meio de tantos concorrentes do mesmo nicho de mercado ou serviços.
À medida que investir, notará que mais pessoas verão o seu trabalho e causarão interação em suas plataformas. Que tal essa possibilidade? Nada mal!
9º DIA
Estrear um blog é um momento de muita ansiedade! Portanto, é hora de fazer isso e com muita gana! Comece a produzir artigos com bastante vontade de atrair o público!
No nono dia, você já deverá ter se perguntado: “Com quantos artigos devo pensar em startar meu blog?” A resposta pode variar, mas um mínimo de 10 artigos bem escritos, otimizados para SEO e com imagens do tamanho certo e na direção certa, já é o suficiente para quem quer começar de forma gradativa.
Lembre-se de ter paciência. Produza ou contrate artigos originais, livres de plágio, onde o escritor não usa de verbosidade, falando sobre o que todo mundo já sabe. Reunir informações instrutivas e de peso atrai seguidores de qualidade, que propagarão seu conteúdo aos quatro ventos com empolgação!
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Esses 9 dias serão intensos e produtivos! Esse ‘case de pré-sucesso’ pode ser encaixado até num curto período de suas férias, de maneira que o site de sua empresa vai parecer mais atrativo do que nunca!
Fazer isso sozinho te dá dor de cabeça? Contrate profissionais com empresa estabelecida, não apenas um programador que some com o adiantamento do pagamento.
Tome essa atitude empreendedora, e seus negócios vão começar a conduzi-lo na direção mais promissora de todos os tempos!
E nós somos a melhor prova disso. Este blog da foi iniciado recentemente com o objetivo de atrair tráfego para o site e melhorar nossa posição no ranking do Google.
Quando alguém pesquisava “produtora de vídeo em Manaus”, só conseguia encontrar a Amazon Picture se tivesse enorme paciência. O Google sugeria 43 links antes do nosso. Três meses depois, estamos na posição 19 – e subindo.
Se tiver alguma dificuldade nesta jornada, fale com a gente pelo WhatsApp. Ficaremos felizes em acompanhá-lo em parte ou nos 9 dias desta jornada que requer empenho e foco e oferece em troca possibilidade de negócios e lucros incríveis.